Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A desorganização do pensamento na esquizofrenia encontra-se em um continuum entre a normalidade e a “salada de palavras”. As formas mais leves de desorganização do pensamento esquizofrênico merecem atenção específica, pois são muito presentes e podem causar maior alienação e esquiva social. São exemplos de desorganização do pensamento de leve a moderada na esquizofrenia:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) a difusão e roubo do pensamento.

 

A desorganização do pensamento na esquizofrenia encontra-se em um continuum entre a normalidade e a “salada de palavras”. As formas mais leves de desorganização do pensamento esquizofrênico merecem atenção específica, pois são muito presentes e podem causar maior alienação e esquiva social. São exemplos de desorganização do pensamento de leve a moderada na esquizofrenia:
 

Esses sintomas de desorganização do pensamento são considerados "sintomas de primeira ordem" por Schneider. Veja mais sobre o tema:

 

"Sintomas de primeira ordem de Kurt Schneider

 

1. Percepção delirante. Uma percepção absolutamente normal recebe uma significação delirante, que ocorre de modo simultâneo ao ato perceptivo, em geral de forma abrupta, como uma espécie de "revelação".

 

2. Alucinações auditivas características. São as vozes que comentam e/ou comandam a ação do paciente.

 

3. Eco do pensamento ou sonorização do pensamento (Gedankenlautwerden). O paciente escuta seus pensamentos ao pensá-los.

 

4. Difusão do pensamento. Neste caso, o doente tem a sensação de que seus pensamentos são ouvidos ou percebidos claramente pelos outros, no momento em que os pensa.

 

5. Roubo do pensamento. Experiência na qual o indivíduo tem a sensação de que seu pensamento é inexplicavelmente extraído de sua mente, como se fosse roubado.

 

6. Vivências de influência na esfera corporal ou ideativa. Aqui, dois tipos de vivências de influência são mais significativos:

 

- Vivências de influência corporal. São experiências nas quais o paciente sente que uma força ou um ser externo age sobre seu corpo, sobre seus órgãos, emitindo raios, influenciando as funções corporais, etc.

 

- Vivências de influência sobre o pensamento. Referem-se à experiência de que algo influencia seus pensamentos, o paciente recebe pensamentos impostos de fora, pensamentos feitos, postos em seu cérebro, etc. Também as vivências corporais ou ideativas têm a qualidade de serem experimentadas como feitas, como impostas de fora."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra A.

 

a)  a difusão e roubo do pensamento.


b)  o pensamento abstrato e pensamento mágico.


c)  o pensamento acelerado e eco do pensamento.


d)  o pensamento concreto e pensamento inibido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *