Leia o caso a seguir.
L. é uma jovem de 21 anos que nos últimos dois meses tem passado a maior parte do dia, quase todos os dias, deitada em sua cama ou afundada no sofá: sente-se triste, vazia e sem esperança. Perdeu completamente o interesse pela faculdade e já não sente prazer em fazer coisas que anteriormente adorava, como ler, ir ao cinema e estar com os amigos. L. já perdeu quase 5kg, sem estar fazendo dieta ou exercícios físicos. Seu sono está completamente desregulado, chegando a dormir até 14 horas por dia. Tem tido pensamentos recorrentes de morte, acredita que a culpa é sua por estar desse jeito e com frequência tem se sentido inútil e inapropriada.
A hipótese diagnóstica para essa descrição clínica desse caso é o Transtorno
- A) disruptivo de desregulação do humor.
- B) depressivo persistente.
- C) depressivo maior.
- D) depressivo não especificado.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) depressivo maior.
A hipótese diagnóstica para essa descrição clínica desse caso é o Transtorno
As alternativas da questão abordam os seguintes transtornos:
"Transtorno Depressivo Maior
Critérios DiagnósticosA. Cinco (ou mais) dos seguintes sintomas estiveram presentes durante o mesmo período de duas semanas e representam uma mudança em relação ao funcionamento anterior, pelo menos um dos sintomas é (1) humor deprimido ou (2) perda de interesse ou prazer.
1. Humor deprimido na maior parte do dia, quase todas os dias, conforme indicado por relato subjetivo (p. ex., sente-se triste, vazio, sem esperança) ou por observação feita por outras pessoas (p. ex., parece choroso). (Nota: Em crianças e adolescentes, pode ser humor Irritável.)
2. Acentuada diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias (indicada por relato subjetivo ou observação feita por outras pessoas).
3. Perda ou ganho significativo de peso sem estar fazendo dieta (p. ex., uma alteração de mais de 5% do peso corporal em um mês), ou redução ou aumento do apetite quase todos os dias. (Nota: Em crianças, considerar o insucesso em obter o ganho de peso esperada.)
4. Insônia ou hipersonia quase todos os dias.
5. Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias (observáveis por outras pessoas, não meramente sensações subjativas de inquietação ou de estar mais lento).
6. Fadiga ou perda de energia quase todos os dias.
7. Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada (que podem ser delirantes) quase todos os dias (não meramente autorrecriminação ou culpa por estar doente),
8. Capacidade diminuída para pensar ou se concentrar, ou indecisão, quase todos os dias (por relato subjetivo ou observação feita por outras pessoas).
9. Pensamentos recorrentes de morte (não somente medo de morrer), ideação suicida recorrente sem um plano específico, uma tentativa de suicídio ou plano especifico para cometer suicidio.
(...)
Transtorno Depressivo Persistente (Distimia)
Critérios Diagnósticos
Este transtorno representa uma consolidação do transtomo depressivo maior crônico e do transtorno distimico
definidos no DSM-V.
A. Humor deprimido na maior parte do dia, na maioria dos dias, indicado por relato subjetivo ou por observação feita por outras pessoas, pelo período mínimo de dois anos. Nota: Em crianças e adolescentes, o humor pode ser irritável, com duração mínima de um ano.
B. Presença, enquanto deprimido, de duas (ou mais) das seguintes caracteristicas:
1. Apetite diminuido ou alimentação em excesso.
2. Insônia ou hipersonia.
3. Baixa energia ou fadiga.
4. Baixa autoestima.
5. Concentração pobre ou dificuldade em tomar decisões.
6, Sentimentos de desesperança.C. Durante o período de dois anos (um ano para crianças ou adolescentes) de perturbação, o individuo jamais esteve sem os sintomas dos Critérios A e B por mais de dois meses.
D. Os critérios para um transtomo depressivo maior podem estar continuamente presentes por dois anos.
(...)
Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor
Critérios Diagnósticos 296.99 (F34.8)
A. Explosões de raiva recorrentes e graves manifestadas pela linguagem (p. ex., violência verbal) e/ou pelo comportamento (p. ex., agressão fisica a pessoas ou propriedade) que são consideravelmente desproporcionais em intensidade ou duração à situação ou provocação.
B. As explosões de raiva são inconsistentes com o nivel de desenvolimento.
C. As expiosões de raiva ocorrem, em média, três ou mais vezes por semana.D. O humor entre AS explosões de raiva é persistentemente Irritável ou zangado na maior parte do dia, quase todos os dias, e é observável por outras pessoas (p. ex., pais, professores, pares).
E. Os Critérios A-D estão presentes por 12 meses ou mais. Durante esse tempo, o incividuo não teve um
período que durou tris ou mais meses consecutivos sem todos os sintomas dos Critérios A-D.
F. Os Critérios A e D estão presentes em pelo manas dois de três ambientes (p. ex., em casa, na escola,
com os pares) e são graves em polo manos um delas.(...)
Transtorno Depressivo Não Especificado
311 (F32.9)
Esta categoria aplica-se a apresentações em que sintomas característicos de um transtorno depressivo que causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do individuo predominam, mas não satisfazem todos 05 critérios para qualquer transtorno na classe diagnóstica dos transtornas depressivos. A categoria transtorno depressivo não especificado é usada nas situações em que o clínico opta por não especificar a razão pela qual os critérios para um transtorno depressivo especifico não são satisfeitos inclui apresentações para as quais não há informações suficientes para fazer um diagnóstico mais especifico (p. ex., em salas de emergência)."Fonte: "DSM-V"
Com isso, podemos analisar as alternativas.
a) disruptivo de desregulação do humor.
Incorreto. A questão não citou sintomas como explosões de raiva.
b) depressivo persistente.
Incorreto. Esse diagnóstico exige a apresentação de sintomas por no mínimo dois anos.
c) depressivo maior.
Correto. Essa é a afirmativa que está de acordo com o caso apresentado.
d) depressivo não especificado.
Incorreto. Os critérios para o Transtorno Depressivo Maior foram preenchidos. Não há razão para não especificar.
Portanto, a alternativa correta é a Letra C.
Deixe um comentário