Um dos aspectos mais relevantes descritos pelas pesquisas científicas atuais que tratam sobre a esquizofrenia revela que
- A) a remissão completa dos sintomas é frequente quando o tratamento combina a ação de psicoterapia e medicamentos.
- B) a diferenciação nosológica entre a esquizofrenia e outros transtornos mentais, atualmente, ocorre de forma muito segura.
- C) o surgimento dos sintomas psicóticos ocorre, geralmente, no início da adolescência ou da vida adulta.
- D) as manifestações clínicas e a resposta aos tratamentos ocorrem de forma homogênea para diferentes pacientes.
- E) o insight sobre a doença é frequentemente observado entre os pacientes, o que favorece o curso do tratamento.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) o surgimento dos sintomas psicóticos ocorre, geralmente, no início da adolescência ou da vida adulta.
Gabarito: Letra C
Um dos aspectos mais relevantes descritos pelas pes[1]quisas científicas atuais que tratam sobre a esquizofrenia revela que
a) a remissão completa dos sintomas é frequente quando o tratamento combina a ação de psicoterapia e medicamentos.
Errado. A combinação de psicoterapia e medicamentos diminui a intensidade dos sintomas, mas a remissão completa é mais rara.
“Os elementos preditivos do curso e da evolução permanecem, em grande parte, sem explicação, e curso e evolução podem não ser preditos de maneira confiável. O curso parece favorável em cerca de 20% das pessoas com esquizofrenia, e um número pequeno de indivíduos é referido como tendo obtido recuperação completa. A maioria dos indivíduos com esquizofrenia, entretanto, ainda necessita de apoio formal ou informal na vida cotidiana. Muitos permanecem cronicamente doentes, com exacerbações e remissões de sintomas da fase ativa, ao passo que outros têm um curso com deterioração progressiva”
b) a diferenciação nosológica entre a esquizofrenia e outros transtornos mentais, atualmente, ocorre de forma muito segura.
Errado. A diferenciação entre a esquizofrenia, especialmente outros transtornos psicóticos, é difícil de estabelecer nos casos concretos.
c) o surgimento dos sintomas psicóticos ocorre, geral[1]mente, no início da adolescência ou da vida adulta.
Certo!
“As características psicóticas da esquizofrenia costumam surgir entre o fim da adolescência e meados dos 30 anos; início antes da adolescência é raro. A idade de pico do início do primeiro episódio psicótico é entre o início e a metade da faixa dos 20 anos para o sexo masculino e fim dos 20 anos para o feminino. O início pode ser abrupto ou insidioso, mas a maioria dos indivíduos manifesta um desenvolvimento lento e gradativo de uma variedade de sinais e sintomas clinicamente importantes. Metade dessas pessoas queixa-se de sintomas depressivos. Idade mais precoce de início é tradicionalmente vista como preditor de pior prognóstico. O efeito da idade de início do transtorno, todavia, possivelmente tem relação com o gênero, com os indivíduos do sexo masculino apresentando adaptação pré-mórbida pior, rendimento escolar mais baixo, sintomas negativos e prejuízo cognitivo mais proeminentes, além de, em geral, terem um prognóstico pior. Prejuízo cognitivo é comum, e alterações na cognição estão presentes durante o desenvolvimento, antecedendo o aparecimento de psicose e assumindo a forma de prejuízos cognitivos estáveis na vida adulta. Prejuízos cognitivos podem persistir quando outros sintomas estão em remissão, contribuindo para a incapacidade relacionada à doença.”
d) as manifestações clínicas e a resposta aos tratamen[1]tos ocorrem de forma homogênea para diferentes pacientes.
Errado. Os sintomas e a resposta ao tratamento não são homogêneos.
e) o insight sobre a doença é frequentemente obser[1]vado entre os pacientes, o que favorece o curso do tratamento.
Errado. Na esquizofrenia o insight sobre a doença não é comum.
Nosso gabarito é Letra C
Deixe um comentário