João, 35 anos, tem grande dificuldade de enfrentar situações ou interações sociais que envolvam risco de rejeição, crítica ou humilhação. Essas características são compatíveis com o diagnóstico de transtorno de personalidade
- A) borderline.
- B) esquizotípico.
- C) fóbico.
- D) antissocial.
- E) esquiva.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) esquiva.
(passível de recurso)
João, 35 anos, tem grande dificuldade de enfrentar situações ou interações sociais que envolvam risco de rejeição, crítica ou humilhação. Essas características são compatíveis com o diagnóstico de transtorno de personalidade
Essa questão está baseada na nomenclatura presente no DSM-IV. Veja:
"Transtorno da Personalidade Paranóide é um padrão de desconfiança e suspeitas, de modo que os motivos dos outros são interpretados como malévolos.
Transtorno da Personalidade Esquizóide é um padrão de distanciamento dos relacionamentos sociais, com uma faixa restrita de expressão emocional.
Transtorno da Personalidade Esquizotípica é um padrão de desconforto agudo em relacionamentos íntimos, distorções cognitivas ou da percepção de comportamento excêntrico.
Transtorno da Personalidade Anti-Social é um padrão de desconsideração e violação dos direitos dos outros.
Transtorno da Personalidade Borderline é um padrão de instabilidade nos relacionamentos interpessoais, auto-imagem e afetos, bem como de acentuada impulsividade.
Transtorno da Personalidade Histriônica é um padrão de excessiva emotividade e busca de atenção.
Transtorno da Personalidade Narcisista é um padrão de grandiosidade, necessidade por admiração e falta de empatia.
Transtorno da Personalidade Esquiva é um padrão de inibição social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade a avaliações negativas.
Transtorno da Personalidade Dependente é um padrão de comportamento submisso e aderente, relacionado a uma necessidade excessiva de proteção e cuidados.Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva é um padrão de preocupação com organização, perfeccionismo e controle."
"A característica essencial do Transtorno da Personalidade Esquiva é um um padrão invasivo de inibição social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade à avaliação negativa, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos. Os indivíduos com Transtorno da Personalidade Esquiva evitam atividades profissionais ou escolares que envolvam contato interpessoal significativo por medo de críticas, desaprovação ou rejeição (Critério 1)."
Fonte: DSM-IV
O novo manual diagnóstico (DSM-V) utiliza o termo Transtorno de Personalidade Evitativa. Observe:
"Os seguintes transtornos da personalidade estão inclusos neste capítulo:
Transtorno da personalidade paranoide é um padrão de desconfiança e de suspeita tamanhas que as motivações dos outros são interpretadas como malévolas.
Transtorno da personalidade esquizoide é um padrão de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional.
Transtorno da personalidade esquizotípica é um padrão de desconforto agudo nas relações íntimas, distorções cognitivas ou perceptivas e excentricidades do comportamento.
Transtorno da personalidade antissocial é um padrão de desrespeito e violação dos direitos dos outros.
Transtorno da personalidade borderline é um padrão de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos, com impulsividade acentuada.Transtorno da personalidade histriônica é um padrão de emocionalidade e busca de atenção em excesso.
Transtorno da personalidade narcisista é um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia.Transtorno da personalidade evitativa é um padrão de inibição social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade a avaliação negativa.
Transtorno da personalidade dependente é um padrão de comportamento submisso e apegado relacionado a uma necessidade excessiva de ser cuidado.
Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva é um padrão de preocupação com ordem, perfeccionismo e controle."Fonte: DSM-V
Com isso, encontramos a resposta na Letra E, mas é possível abrir recurso.
Observação: o Transtorno de Personalidade Borderline também tem dificuldades com rejeição, contudo a questão central está em evitar um abandono real ou imaginário. No caso do Transtorno de Personalidade Evitativa ou Esquiva o foco é o medo da avaliação negativa.
a) borderline.
b) esquizotípico.
c) fóbico.
d) antissocial.
e) esquiva.
Deixe um comentário