Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria – 5ª edição (DSM-5) o transtorno desafiador e de conduta está descrito nos Transtornos Disruptivos, do Controle de Impulsos e da Conduta. TOD é definido como “um padrão de humor raivoso/irritável, de comportamento questiona-dor/desafiante ou índole vingativa com duração de pelo menos seis meses”. Além de outras formas de tratamento, assim como o tratamento psicossocial, treinamento dos pais, psicoeducação, psicoterapia entre outros, está o medicamentoso. A classes de medicamentos que são empregados no tratamento do TOD, são os: antipsicóticos ou neurolépticos; estabilizadores do humor; psicoestimulantes; antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina. Os antipsicóticos são usados no:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) tratamento de quadros de agressividade, impulsividade e explosões de raiva, que se apresentam reiterados no transtorno, e são eles a risperidona, a quetiapina e o ariprazol.

Gabarito: Letra B

Os antipsicóticos são usados no:

 

Vamos relembrar o que cada classe de fármaco trata no TOD:

“a) Antipsicóticos ou neurolépticos: empregados no tratamento de quadros de agressividade, impulsividade e explosões de raiva, que se apresentam reiterados no transtorno. Os antipsicóticos atípicos são os mais utilizados atualmente, sendo eles a risperidona, a quetiapina e o ariprazol.

b) Estabilizadores do humor: empregados no controle de comportamentos agressivos, violentos, proporcionam a diminuição da agressividade. São também usados nos casos associados ao transtorno bipolar do humor. Os mais empregados são: carbonato de lítio, divalproato de sódio, carbamazepina, oxcarbazepina, lamotrigina e o topiramato.

c) Psicoestimulantes: utilizados para o tratamento do TDAH, devido à associação frequente com TDO, sendo eles o metilfenidato e a lisdexanfetamina.

d) Antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina: utilizados para o tratamento de episódios depressivos ou de quadros ansiosos associados ao TDO. Os principais fármacos são: fluoxetina, sertralina, paroxetina, citalopram, escitalopram e venlafaxina.

 

a)  controle de comportamentos agressivos, violentos, e os mais empregados são: carbonato de lítio, divalproato de sódio, carbamazepina, oxcarbazepina, lamotrigina e o topiramato. b)  tratamento de quadros de agressividade, impulsividade e explosões de raiva, que se apresentam reiterados no transtorno, e são eles a risperidona, a quetiapina e o ariprazol. c)  tratamento do TDAH, devido à associação frequente com TOD, sendo eles o metilfenidato e a lisdexanfetamina. d)  tratamento de episódios depressivos ou de quadros ansiosos associados ao TOD. Os principais fármacos são: fluoxetina, sertralina, paroxetina, citalopram, escitalopram e venlafaxina.

 

Nosso gabarito é Letra B

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *