Comportamento autolesivo indica diversas formas de agressão que uma pessoa comete contra si própria, de forma deliberada, resultando ou não em machucados. Com relação a esse comportamento, os estudos demonstram que a autolesão:
- A) Possui intenção suicida.
- B) Não é qualquer comportamento que pessoa causa danos a si mesma que pode ser considerado autolesivo.
- C) A autolesão é um comportamento mais comum entre os adultos e idoso, normalmente, envolvendo corte na pele sem que a pessoa perceba.
- D) Geralmente, o ato de se autolesionar está ligado ao propósito de reduzir emoções negativas, como tensão, ansiedade e autocrítica ou resolver uma dificuldade interpessoal.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Geralmente, o ato de se autolesionar está ligado ao propósito de reduzir emoções negativas, como tensão, ansiedade e autocrítica ou resolver uma dificuldade interpessoal.
Gabarito: Letra D
Comportamento autolesivo indica diversas formas de agressão que uma pessoa comete contra si própria, de forma deliberada, resultando ou não em machucados. Com relação a esse comportamento, os estudos demonstram que a autolesão:
a) Possui intenção suicida.
Errado. O comportamento autolesivo pode acontecer sem ideação suicida.
b) Não é qualquer comportamento que pessoa causa danos a si mesma que pode ser considerado autolesivo.
Errado. Todo comportamento com danos a si próprio pode ser comportamento autolesivo.
c) A autolesão é um comportamento mais comum entre os adultos e idoso, normalmente, envolvendo corte na pele sem que a pessoa perceba.
Errado. O comportamento autolesivo é mais comum em adolescentes.
d) Geralmente, o ato de se autolesionar está ligado ao propósito de reduzir emoções negativas, como tensão, ansiedade e autocrítica ou resolver uma dificuldade interpessoal.
Certo!
“Em relação a variabilidade, esta característica consiste da diversificação de métodos utilizados para causar a lesão, que geralmente são cortes ou queimaduras provocadas por giletes, estiletes, vidros, pontas de cigarro e as partes do corpo geralmente mais afetadas são a área frontal das coxas e o lado dorsal do antebraço e, como já mencionado, em geral, o propósito é reduzir emoções negativas, como tensão, ansiedade e autocensura, e/ou resolver uma dificuldade interpessoal. Em alguns casos, a lesão é concebida como uma autopunição merecida (DSM - 5, 2014; ARAÚJO et al; NUNES, 2012, ARCOVERDE e SOARES, 2012)”
Deixe um comentário