População em situação de rua, por vezes, pode apresentar transtornos psíquicos em comorbidade com a dependência de álcool e de outras drogas. Esses aspectos precisam ser articulados intersetorialmente, em especial com as equipes da saúde mental e do consultório na rua. Partindo da ideia de que a dependência química é considerada um transtorno mental, é correto afirmar que
- A) é necessário criar estratégias e novas formas de se fazer saúde com o objetivo de reverter tal situação, aliado à redução de danos e à inclusão social das pessoas que estão na situação de vulnerabilidade.
- B) a questão da dependência química e os cuidados com as pessoas que fazem uso abusivo de drogas são marcados por apenas um modelo teórico, que, no Sistema Único de Saúde (SUS), é o modelo baseado na abstinência.
- C) a única forma possível de tratar é por meio da abordagem da redução de danos para aqueles que fazem uso abusivo de drogas e para os grupos sociais com quem convivem.
- D) o uso prolongado da droga, cada vez em maiores quantidades para obter o mesmo efeito, chama-se intoxicação.
Resposta:
A resposta correta desta questão é:
A alternativa correta é letra A) é necessário criar estratégias e novas formas de se fazer saúde com o objetivo de reverter tal situação, aliado à redução de danos e à inclusão social das pessoas que estão na situação de vulnerabilidade.
Explicação:
Esta alternativa está correta porque aborda a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e integrada para lidar com a população em situação de rua que apresenta transtornos psíquicos em comorbidade com a dependência de álcool e outras drogas. A criação de estratégias e novas formas de cuidado em saúde, juntamente com a redução de danos e a inclusão social, é fundamental para proporcionar assistência adequada a essas pessoas.
Portanto, a alternativa A) é a resposta correta para esta questão.
Deixe um comentário