Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), para o sujeito ser diagnosticado com uma doença psicossomática, deve apresentar
- A) sintomas físicos causadores de perturbação da vida diária, potencializados por comportamentos, sentimentos e pensamentos relacionados aos sintomas somáticos.
- B) alterações de humor exageradas que vão muito além de uma simples mudança de humor ou de uma instabilidade emocional.
- C) influência de situações específicas, que, ao desaparecerem, podem dar lugar a uma saúde plena, sem deixar nenhum vestígio comportamental ou afetivo.
- D) achados patológicos em exames médicos e neurológicos, além de ruptura do contato afetivo e social em seu ambiente de convívio.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) sintomas físicos causadores de perturbação da vida diária, potencializados por comportamentos, sentimentos e pensamentos relacionados aos sintomas somáticos.
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), para o sujeito ser diagnosticado com uma doença psicossomática, deve apresentar
a) sintomas físicos causadores de perturbação da vida diária, potencializados por comportamentos, sentimentos e pensamentos relacionados aos sintomas somáticos.
Correto. Essa afirmativa está de acordo com o Transtorno de Sintomas Somáticos. Veja:
"Transtorno de Sintomas Somáticos
Critérios Diagnósticos
A. Um ou mais sintomas somáticos que causam aflição ou resultam em perturbação significativa da vida diária.
B. Pensamentos, sentimentos ou comportamentos excessivos relacionados aos sintomas somáticos ou associados a preocupações com a saúde manifestados por pelo menos um dos seguintes:
1. Pensamentos desproporcionais e persistentes acerca da gravidade dos próprios sintomas.
2. Nível de ansiedade persistentemente elevado acerca da saúde e dos sintomas.
3. Tempo e energia excessivos dedicados a esses sintomas ou a preocupações a respeito da saúde.
C. Embora algum dos sintomas somáticos possa não estar continuamente presente, a condição de estar sintomático é persistente (em geral mais de seis meses).
(...)
Os sintomas podem ou não estar associados a uma outra condição médica. Os diagnósticos de transtorno de sintomas somáticos e uma doença médica concomitante não são mutuamente excludentes e com frequência ocorrem em conjunto."
Fonte: DSM-V
b) alterações de humor exageradas que vão muito além de uma simples mudança de humor ou de uma instabilidade emocional.
Incorreto. Essa afirmativa está de acordo com o Transtorno de Humor Bipolar.
c) influência de situações específicas, que, ao desaparecerem, podem dar lugar a uma saúde plena, sem deixar nenhum vestígio comportamental ou afetivo.
Incorreto. Essa não é uma característica diagnóstica de um transtorno somático.
d) achados patológicos em exames médicos e neurológicos, além de ruptura do contato afetivo e social em seu ambiente de convívio.
Incorreto. Conforme vimos acima, não é necessário ter achados patológicos em exames médicos.
Portanto, a alternativa correta é a Letra A.
Deixe um comentário