Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considerando as contribuições da psicopatologia e o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5-TR), assinale a opção correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Crianças podem apresentar transtorno de estresse agudo.

   

Considerando as contribuições da psicopatologia e o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5-TR), assinale a opção correta. 

 

a) O transtorno de sintomas somáticos é caracterizado pela presença persistente de despersonalização e desrealização.  

Veja os critérios para o Transtorno de Sintomas Somáticos:

 

"Transtorno de Sintomas Somáticos

Critérios Diagnósticos 300.82 (F45.1)

 

A. Um ou mais sintomas somáticos que causam aflição ou resultam em perturbação significativa da vida diária.

 

B. Pensamentos, sentimentos ou comportamentos excessivos relacionados aos sintomas somáticos ou associados a preocupações com a saúde manifestados por pelo menos um dos seguintes:

1. Pensamentos desproporcionais e persistentes acerca da gravidade dos próprios sintomas. 2. Nível de ansiedade persistentemente elevado acerca da saúde e dos sintomas. 3. Tempo e energia excessivos dedicados a esses sintomas ou a preocupações a respeito da saúde.

 

C. Embora algum dos sintomas somáticos possa não estar continuamente presente, a condição de estar sintomático persistente (em geral mais de seis meses).

 

Especificar se:

Com dor predominante (anteriormente transtorno doloroso): Este especificador é para indivíduos cujos sintomas somáticos envolvem predominantemente dor.

 

Especificar se:

Persistente: Um curso persistente é caracterizado por sintomas graves, prejuízo marcante e longa duração (mais de seis meses).

 

Especificar a gravidade atual:

Leve: Apenas um dos sintomas especificados no Critério B é satisfeito. Moderada: Dois ou mais sintomas especificados no Critério B são satisfeitos.

Grave: Dois ou mais sintomas especificados no Critério B são satisfeitos, além da presença de múltiplas queixas somáticas (ou um sintoma somático muito grave)."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, nota-se que o transtorno não se caracteriza pela presença de despersonalização e desrealização.

 

A despersonalização e desrealização pode estar presente em transtornos como o Estresse Pós-Traumático, Transtorno de Pânico, etc. Além disso, há um Transtorno de Despersonalização/Desrealização.

 

Assertiva Falsa.

 

b) Crianças podem apresentar transtorno de estresse agudo.

 

Essa afirmativa está correta. Veja o texto do DSM-V:

 

"Transtorno de Estresse Agudo

(...)

Desenvolvimento e Curso

 

O transtorno de estresse agudo não pode ser diagnosticado até três dias depois de um evento traumático. Apesar de o transtorno poder progredir para 0 transtorno de estresse pós-traumático depois de um mês, ele também pode ser uma resposta de estresse temporária que cede dentro de um mês da exposição ao trauma e não resulta em TEPT. Aproximadamente metade dos indivíduos que acabam desenvolvendo TEPT apresenta-se inicialmente com transtorno de estresse agudo. A piora dos sintomas durante o mês inicial pode ocorrer, com frequência em virtude de estressores de vida presentes ou outros eventos traumáticos subsequentes.

 

As formas de revivência podem variar de acordo com o desenvolvimento do indivíduo. Diferentemente de adultos ou adolescentes, crianças pequenas podem relatar sonhos assustadores sem conteúdo que reflita claramente aspectos do trauma (p. ex., acordar apavorado em conseqüência do trauma, mas não conseguir relacionar o conteúdo do sonho ao evento traumático). Crianças com 6 anos de idade ou menos são mais propensas do que crianças mais velhas a expressar sintomas de revivência em brincadeiras que se referem direta ou simbolicamente ao trauma. Por exemplo, uma criança muito pequena que sobreviveu a um incêndio pode fazer desenhos de labaredas. Crianças pequenas também não manifestam necessariamente reações de medo no momento da exposição ou até mesmo durante a revivência. Os pais, em geral, relatam uma gama de expressões emocionais, como raiva, vergonha ou retraimento, e até mesmo afeto excessivamente positivo, em crianças pequenas traumatizadas. Embora as crianças possam evitar recordações do trauma, elas às vezes se tornam preocupadas com as recordações (p. ex., uma criança pequena mordida por um cachorro pode falar a respeito de cachorros constantemente, embora evite sair de casa com medo de encontrar um cachorro)."

 

Fonte: DSM-V

 

Assertiva Correta.

c) Sudorese, tremores, sensação de falta de ar, náuseas e calafrios são características clínicas encontradas no transtorno depressivo maior.

 

Esses são sintomas do Transtorno de Pânico.

 

Assertiva Falsa.

d) Uma criança exposta a episódio concreto de violência sexual pode desenvolver sintomas emocionais ou comportamentais característicos de transtorno de adaptação.

 

Na verdade, essa exposição pode gerar o Transtorno de Estresse Pós-Traumático ou o Transtorno de Estresse Agudo.

 

"DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

 

Transtorno de estresse pós-traumático e transtorno de estresse agudo. Nos transtornos de adaptação, o estressor pode ser de qualquer gravidade em vez da gravidade e do tipo exigidos pelo Critério A do transtorno de estresse agudo e do transtorno de estresse pós-traumático. Ao fazer a distinção entre transtornos desses dois diagnósticos pós-traumáticos, existem considerações tanto temporais como do perfil sintomático. Transtornos de adaptação podem ser diagnosticados imediatamente e persistir por até seis meses depois da exposição ao evento traumático, enquanto o transtorno de estresse agudo só pode ocorrer entre três dias e um mês da exposição ao estressor. Além disso, o TEPT não pode ser diagnosticado até que se tenha passado pelo menos um mês da ocorrência do estressor traumático. O perfil de sintomas exigido pelo TEPT e pelo transtorno de estresse agudo os diferencia dos transtornos de adaptação. Com relação aos perfis sintomáticos, um transtorno de adaptação pode ser diagnosticado após um evento traumático quando um indivíduo exibe sintomas de transtorno de estresse agudo ou de TEPT que não satisfazem nem excedem o limiar diagnóstico dos transtornos. Um transtorno de adaptação também deverá ser diagnosticado para indivíduos que não tenham sido expostos a um evento traumático, mas ainda assim exibem o perfil sintomático pleno de transtorno de estresse agudo ou TEPT."

 

Fonte: DSM-V

 

Assertiva Falsa.

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra B.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *