Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Texto 6A3

Aline, 15 anos de idade, tem apresentado isolamento social, sensação de falta de controle e baixa autoestima. Faz tratamento dermatológico para acne desde os 14 anos. Diz: “tudo começou com essas espinhas malditas. Comecei a cutucar. Não aguentava ver. Parecia que tinha que espremer, apesar da médica pedir que não mexesse. Depois de um tempo, não me contentava, comecei a beliscar meus braços, tirar as casquinhas que formavam e colocar na boca. Parece que é maior que eu. Não consigo mais parar”.

Tendo como referência o caso hipotético apresentado no texto 6A3, considerando as contribuições da psicopatologia e o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5-TR), julgue os itens a seguir.

I Aline demonstra preocupação com a aparência física, o que vem comprometendo seu funcionamento social.

II O comportamento repetitivo apresentado por Aline pode oscilar entre ir e vir por períodos de semanas, meses ou anos.

III Aline apresenta um transtorno que pode ser comórbido à tricotilomania.

Assinale a opção correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Apenas os itens II e III estão certos.

 

Texto 6A3 

   

A questão está baseada no seguinte texto:

 

Transtorno de Escoriação (.Skin-picking) Critérios Diagnósticos 698.4 (L98.1)

 

A. Beliscar a pele de forma recorrente, resultando em lesões.

 

B. Tentativas repetidas de reduzir ou parar o comportamento de beliscar a pele.

 

C. O ato de beliscar a pele causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

 

D. O ato de beliscar a pele não se deve aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., cocaína) ou a outra condição médica (p. ex., escabiose).

 

E. O ato de beliscar a pele não é mais bem explicado pelos sintomas de outro transtorno mental (p. ex., delírios ou alucinações táteis em um transtorno psicótico, tentativas de melhorar um defeito ou falha percebida na aparência no transtorno dismórfico corporal, estereotipias no transtorno de movimento estereotipado ou intenção de causar danos a si mesmo na autolesão não suicida).

(...)

 

Desenvolvimento e Curso

 

Embora indivíduos de várias idades possam apresentar transtorno de escoriação, beliscar a pele tem seu início mais frequentemente durante a adolescência, em geral coincidindo ou logo após o início da puberdade. O transtorno com frequência começa com uma condição dermatológica, como acne. Os locais onde o indivíduo belisca a pele podem variar com o tempo. O curso em geral é crônico, com algumas remissões recidivas se não tratado. Para algumas pessoas, o transtorno pode ir e vir por semanas, meses ou anos.

 

(...)

Comorbidade

 

O transtorno de escoriação é com frequência acompanhado de outros transtornos mentais. Estes incluem TOC e tricotilomania (transtorno de arrancar o cabelo), bem como transtorno depressivo maior. Outros sintomas repetitivos focados no corpo, além de beliscar a pele e arrancar o cabelo (p. ex., roer as unhas), ocorrem em muitos indivíduos com transtorno de escoriação e podem merecer um diagnóstico adicional de outro transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno relacionado especificado (i.e., transtorno de comportamento repetitivo focado no corpo).

(...)

Diagnóstico Diferencial

(...)

Outros transtornos obsessivo-compulsivos e transtornos relacionados. Compulsões por lavagem excessiva em resposta a obsessões com contaminação em indivíduos com TOC podem levar a lesões cutâneas, e beliscar a pele pode ocorrer em indivíduos com transtorno dismórfico corporal, que beliscam sua pele unicamente devido a preocupações com a aparência; nesses casos, o transtorno de escoriação não deve ser diagnosticado. A descrição do transtorno de comportamento repetitivo focado no corpo em outro transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno relacionado especificado exclui indivíduos cujos sintomas satisfazem os critérios para o transtorno de escoriação."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, nota-se que apenas as afirmativas II e III estão de acordo com o texto supracitado.

 

I Aline demonstra preocupação com a aparência física, o que vem comprometendo seu funcionamento social. (transtorno dismórfico-corporal)

II O comportamento repetitivo apresentado por Aline pode oscilar entre ir e vir por períodos de semanas, meses ou anos.

III Aline apresenta um transtorno que pode ser comórbido à tricotilomania.

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra B.

 

Assinale a opção correta. 

 

a) Apenas os itens I e II estão certos. b) Apenas os itens II e III estão certos. c) Apenas os itens I e III estão certos. d) Todos os itens estão certos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *