Uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresentará
- A) vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade presentes em um ambiente específico.
- B) dificuldades escolares decorrentes especificamente dos comportamentos de impulsividade.
- C) comportamento desafiante com dificuldade de obedecer regras e índole vingativa nos últimos três meses.
- D) respostas mais lentas e diversificadas em tarefas de funções executivas.
- E) dificuldades cognitivas, pois o TDAH está classificado como um transtorno neurocognitivo.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) respostas mais lentas e diversificadas em tarefas de funções executivas.
Uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresentará
A questão pode ser respondida com os textos abaixo:
"Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
Critérios DiagnósticosA. Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento, conforme caracterizado por (1) e/ou (2):
1. Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:
Nota: Os sintomas não são apenas uma manifestação de comportamento opositor, desafio, hostilidade ou dificuldade para compreender tarefas ou instruções. Para adolescentes mais velhos e adultos (17 anos ou mais), pelo menos cinco sintomas são necessários.a. Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades (p. ex., negligencia ou deixa passar detalhes, o trabalho é impreciso).
b. Frequentemente tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (p. ex., dificuldade de manter o foco durante aulas, conversas ou leituras prolongadas).
C. Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente (p. ex., parece estar com a cabeça longe, mesmo na ausência de qualquer distração óbvia).
d. Frequentemente não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho (p. ex., começa as tarefas, mas rapidamente perde o foco e facilmente perde o rumo).
e. Frequentemente tem dificuldade para organizar tarefas e atividades (p. ex., dificuldade em gerenciar tarefas seqüenciais; dificuldade em manter materiais e objetos pessoais em ordem; trabalho desorganizado e desleixado; mau gerenciamento do tempo; dificuldade em cumprir prazos).
f. Frequentemente evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (p. ex., trabalhos escolares ou lições de casa; para adolescentes mais velhos e adultos, preparo de relatórios, preenchimento de formulários, revisão de trabalhos longos).
g. Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular).
h. Com frequência é facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos, pode incluir pensamentos não relacionados).
i. Com frequência é esquecido em relação a atividades cotidianas (p. ex., realizar tarefas, obrigações; para adolescentes mais velhos e adultos, retornar ligações, pagar contas, manter horários agendados).
2. Hiperatividade e impulsividade: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento é tem impacto negativo diretamente nas atividades sociais acadêmicas/profissionais:
Nota: Os sintomas não são apenas uma manifestação de comportamento opositor, desafio, hostilidade ou dificuldade para compreender tarefas ou instruções. Para adolescentes mais velhos e adultos (17 anos ou mais), pelo menos cinco sintomas são necessários.
a. Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.
b. Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado (p. ex., sai do seu lugar em sala de aula, no escritório ou em outro local de trabalho ou em outras situações que exijam que se permaneça em um mesmo lugar).
c. Frequentemente corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado.
(Nota: Em adolescentes ou adultos, pode se limitar a sensações de inquietude.)d. Com frequência incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente.
e. Com frequência "não para", agindo como se estivesse "com o motor ligado" (p. ex., não consegue ou se sente desconfortável em ficar parado por muito tempo, como em restaurantes, reuniões; outros podem ver o indivíduo como inquieto ou difícil de acompanhar).
f. Frequentemente fala demais.
g. Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída (p. ex., termina frases dos outros, não consegue aguardar a vez de falar).
h. Frequentemente tem dificuldade para esperar a sua vez (p.ex., aguardar em uma fila).
j. Frequentemente interrompe ou se intromete (p. ex., mete-se nas conversas, jogos ou atividades; pode começar a usar as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber permissão; para adolescentes e adultos, pode intrometer-se em ou assumir o controle sobre o que outros estão fazendo).
B. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estavam presentes antes dos 12 anos de idade.
C. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estão presentes em dois ou mais ambientes (p. ex., em casa, na escola, no trabalho; com amigos ou parentes; em outras atividades).
D. Há evidências claras de que os sintomas interferem no funcionamento social, acadêmico ou profissional ou de que reduzem sua qualidade.
E. Os sintomas não ocorrem exclusivamente durante o curso de esquizofrenia ou outro transtorno psicótico e não são mais bem explicados por outro transtorno mental (p. ex., transtorno do humor, transtorno de ansiedade, transtorno dissociativo, transtorno da personalidade, intoxicação ou abstinência de substância).
(...)
Características Associadas que Apoiam o Diagnóstico
Atrasos leves no desenvolvimento lingüístico, motor ou social não são específicos do TDAH,
embora costumem ser comórbidos. As características associadas podem incluir baixa tolerância :
frustração, irritabilidade ou labilidade do humor. Mesmo na ausência de um transtorno específico
da aprendizagem, o desempenho acadêmico ou profissional costuma estar prejudicado. Comportamento desatento está associado a vários processos cognitivos subjacentes, e indivíduos com TDAH podem exibir problemas cognitivos em testes de atenção, função executiva ou memória, embora esses testes não sejam suficientemente sensíveis ou específicos para servir como índices diagnósticos. No início da vida adulta, 0 TDAH está associado a risco aumentado de tentativa de suicídio, principalmente quando em comorbidade com transtornos do humor, da conduta ou por uso de substância."Fonte: DSM-V
e
"Funções executivas é um termo abrangente e tem sido utilizado para explicar ações de planejamento, inibição de respostas, desenvolvimento e uso de estratégias, flexibilidade de ações, manutenção comportamental e resistência à interferência (ANTSHEL; BARKLEY, 2014; PIEK et al., 2004). Há evidências de que o déficit nas funções executivas seja um aspecto definidor do TDAH, e que retrata a manifestação dos seus sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade (ANTSHEL; BARKLEY, 2014). Os processos cognitivos são imprescindíveis para o processa- mento de informação, havendo uma interação constante do indivíduo com o ambiente, refletindo diretamente no processo de aprendizagem (SHIMIZU; MIRANDA, 2012)."
Fonte: "Comportamento motor e neuropsicologia" (Lage)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade presentes em um ambiente específico.
b) dificuldades escolares decorrentes especificamente dos comportamentos de impulsividade.
c) comportamento desafiante com dificuldade de obedecer regras e índole vingativa nos últimos três meses.
d) respostas mais lentas e diversificadas em tarefas de funções executivas.
e) dificuldades cognitivas, pois o TDAH está classificado como um transtorno neurocognitivo. (TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento)
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