Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre os Transtornos de Humor, assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra E) O Transtorno Ciclotímico caracteriza-se por ser uma versão mais leve do transtorno bipolar. É uma alteração crônica da elevação de humor e da depressão que não atinge a gravidade dos episódios maníacos ou depressivos maiores. Eles alternam entre um sintoma depressivo leve e episódio hipomaníaco.

Gabarito: Letra E

Sobre os Transtornos de Humor, assinale a alternativa correta.
a)  A Distimia é caracterizada por uma lentificação geral e perda da capacidade de prazer ou de sentir emoções.

Errado. A distimia pode ser um sintoma, um transtorno ou um termo genérico para alteração básica de humor.

 

b)  A Hipomania caracteriza-se como um estado semelhante à mania, porém mais leve; em geral, é mais duradouro e recorrente.

Errado. A hipomania em geral, é breve, durando menos de uma semana.

 

c)  Os critérios para o Transtorno Bipolar tipo I apresentam os mesmos do episódio de mania. Todavia, a diferença está no fato que os indivíduos com transtorno bipolar I não vivem episódios de mania completo.

Errado. Para diagnóstico de transtorno bipolar tipo I é necessário a presença de pelo menos um episódio de mania.

 

d) No Transtorno Bipolar tipo II os episódios depressivos se alternam com episódios maníacos, em vez de episódios hipomaníacos completos.

Errado. No Transtorno Bipolar tipo II os episódios depressivos se alternam com episódios hipomaníacos.

 

e) O Transtorno Ciclotímico caracteriza-se por ser uma versão mais leve do transtorno bipolar. É uma alteração crônica da elevação de humor e da depressão que não atinge a gravidade dos episódios maníacos ou depressivos maiores. Eles alternam entre um sintoma depressivo leve e episódio hipomaníaco.

Certo!

“Diversos pacientes apresentam, ao longo de suas vidas, muitos e freqüentes períodos de poucos e leves sintomas depressivos seguidos, em periodicidade variável, de certa elação e discreta elevação do humor (hipomania). Isso ocorre sem que o indivíduo apresente episódio completo de de pressão ou de mania. Os períodos depressivos se assemelham à distimia e, nas fases hipomaníacas, o paciente tem a sensação agradável de autoconfiança, aumento da sociabilidade, da atividade laborativa e da criatividade, etc. O paciente permanece, aos olhos da maioria das pessoas, nos marcos da “normalidade”, não sendo conduzido, no mais das vezes, a um tratamento médico.”

 

Nosso gabarito é Letra E

Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] / Paulo Dalgalarrondo. – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *