Sobre as síndromes histéricas é CORRETO afirmar.
- A) O comportamento do indivíduo com histeria é caracteristicamente melancólico, vitimista e frágil, mas, com intenções manipulativas.
- B) As síndromes histéricas caracterizam-se por apresentar manifestações clínicas tanto referentes ao corpo como à mente e ao comportamento.
- C) Subdividem-se as síndromes histéricas em três grandes grupos: histeria conversiva, histeria de somatização e histeria dissociativa.
- D) Na histeria de somatização, os sintomas e as perturbações corporais são muito variados.
- E) Na histeria dissociativa, podem ocorrer alterações da consciência. Um exemplo são as crises epilépticas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) As síndromes histéricas caracterizam-se por apresentar manifestações clínicas tanto referentes ao corpo como à mente e ao comportamento.
Sobre as síndromes histéricas é CORRETO afirmar.
A questão está baseada no seguinte texto:
"As síndromes histéricas caracterizam-se por apresentar manifestações clínicas tanto referentes ao corpo como à mente e ao comportamento. No corpo, predominam as alterações das funções sensoriais e motoras e, na mente, aquelas relacionadas à consciência vígil, à memória e às percepções (Micale, 1995). O comportamento do indivíduo com histeria caracteristicamente dramático, teatral (o paciente quer constante mente ser o centro das atenções), infantil, sedutor e, eventualmente, manipulativo.
Segundo Van Den Berg (1970), o paciente histérico apresenta uma peculiaridade: necessita de contato e tem incapacidade de mantê-lo e aprofundá-lo. Do ponto de vista existencial, tais indivíduos vivem em um contexto de inautenticidade no contato interpessoal; suas relações soam falsas, eles parecem que precisam representar constantemente no seu relacionamento com as pessoas.
Subdividem-se as síndromes histéricas em dois grandes grupos: histeria de conversão ou conversiva e histeria dissociativa (usa-se atualmente 0 termo "transtorno dissociativo").
Na histeria de conversão, os sintomas e as perturbações corporais são muito variados: paralisias histéricas, anestesias e analgesias histéricas, cegueira histérica, perturbações histéricas no andar e no ficar de pé (astasia-abasia) e perda da fala ou rouquidão histérica (afonia histérica). Chama a atenção, nesses pacientes, o fato de, ao notarem seus distúrbios corporais aparentemente muito graves (paralisias, cegueira, anestesias, etc.), reagirem vivencialmente com indiferença exemplar. A isso, os clínicos antigos denominaram la belle indifférence des hystériques bela indiferença dos histéricos).
(...)
Na histeria dissociativa, podem ocorrer alterações da consciência, com pseudo-crises que se assemelham a crises epilépticas (Harris, 2005). Ocorrem freqüentemente como crises histérico-dissociativas, com rebaixamento e afunilamento da consciência (estado crepuscular histérico). Também são consideradas formas de histeria de dissociação as amnésias histéricas, nas quais 0 indivíduo esquece elementos seletivos e significativos do ponto de vista psicológico. Além disso, podem ocorrer fugas histéricas e fenômenos sensoperceptivos (ilusões, pseudo-alucinações) de natureza histérica. Estudos recentes indicam que ocorrem alterações cerebrais funcionais durante os episódios com sintomas histéricos de conversão (Black et al., 2004)."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
a) O comportamento do indivíduo com histeria é caracteristicamente melancólico, vitimista e frágil, mas, com intenções manipulativas.
b) As síndromes histéricas caracterizam-se por apresentar manifestações clínicas tanto referentes ao corpo como à mente e ao comportamento.
c) Subdividem-se as síndromes histéricas em três grandes grupos: histeria conversiva, histeria de somatização e histeria dissociativa.
d) Na histeria de somatização, os sintomas e as perturbações corporais são muito variados.
e) Na histeria dissociativa, podem ocorrer alterações da consciência. Um exemplo são as crises epilépticas.
Deixe um comentário