Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre as alterações da consciência podemos afirmar.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) O Transe é uma alteração qualitativa da consciência.

 

Sobre as alterações da consciência podemos afirmar.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS DA CONSCIÊNCIA

 

A consciência pode se alterar tanto por processos fisiológicos, normais, como por processos patológicos. A seguir, são apresentados os quadros patológicos de alteração da consciência.

(...)

 

Sopor: é um estado de marcante e profunda turvação da consciência, de sonolência intensa, da qual o indivíduo pode ser despertado apenas por um tempo muito curto, por estímulos muito enérgicos, do nível de uma dor intensa.

(...)

 

O delirium diz respeito, portanto, aos vários quadros com rebaixamento leve a moderado do nível de consciência, acompanhados de desorientação temporoespacial, dificuldade de concentração, perplexidade, ansiedade em graus variáveis, agitação ou lentificação psicomotora, discurso ilógico e confuso e ilusões e/ou alucinações, quase sempre visuais. Trata-se de um quadro que oscila muito ao longo do dia.

(...)

 

4. Transe. Estado de alteração qualitativa da consciência que se assemelha a sonhar acordado, diferindo disso, porém, pela presença em geral de atividade motora automática e estereotipada acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários.

 

O estado de transe ocorre sobretudo em contextos religiosos e culturais (espiritismo kardecista, religiões afro-brasileiras e religiões evangélicas pentecostais e neopentecostais). O transe dito extático pode ser induzido por treinamento místico-religioso, ocorrendo geralmente a sensação de fusão do eu com o universo."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo, 3ª Edição)

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra D.


a)  Ocorrem nos transtornos de personalidade.


b)  A consciência pode se alterar tanto por processos cognitivos, emocionais e patológicos.


c)  O Sopor é um rebaixamento da consciência em grau leve a moderado.


d)  O Transe é uma alteração qualitativa da consciência.


e)  A dissociação da consciência diz respeito aos vários quadros com rebaixamento leve a moderado do nível de consciência, acompanhados de desorientação temporoespacial, dificuldade de concentração, perplexidade, ansiedade em graus variáveis, agitação ou lentificação psicomotora, discurso ilógico e confuso e ilusões e/ou alucinações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *