Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre a Psicopatologia é correto afirmar.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Em geral, quando se estudam os sintomas psicopatológicos, dois aspectos básicos costumam ser enfocados: a forma dos sintomas e seu conteúdo.

  

Sobre a Psicopatologia é correto afirmar.

 
 

Base teórica para a compreensão da questão

 

As proposições trazidas por esta questão têm por base as contribuições de Dalgalarrondo (2008). Tendo por fundamento a literatura destacada, vamos à análise dos itens apresentados.

 
 

Análise das alternativas

   

a)  Em geral, quando se estudam os sintomas psicopatológicos, dois aspectos básicos costumam ser enfocados: a forma dos sintomas e seu conteúdo.

CORRETA. A informação trazida pela alternativa, pode ser corroborada na literatura de Dalgalarrondo (2008, pp.28-29), confira:

Em geral, quando se estudam os sintomas psicopatológicos, dois aspectos básicos costumam ser enfocados: a forma dos sintomas, isto é, sua estrutura básica, relativamente semelhante nos diversos pacientes (alucinação, delírio, idéia obsessiva, labilidade afetiva, etc.), e seu conteúdo, ou seja, aquilo que preenche a alteração estrutural (conteúdo de culpa, religioso, de perseguição, etc.). Este último é geralmente mais pessoal, dependendo da história de vida do paciente, de seu universo cultural e da personalidade prévia ao adoecimento.”

   

b)  Um dos conceito de normalidade considerado em psicopatologia é a chamada Normalidade Funcional. Tal conceito baseia-se em aspectos funcionais e quantitativos. O fenômeno é considerado patológico a partir do momento em que é disfuncional, produz sofrimento para o próprio indivíduo ou para o seu grupo social.

INCORRETA. Divergindo do exposto, leiamos o que preconiza Dalgalarrondo (2008, p.33):

“Normalidade funcional. Tal conceito baseia-se em aspectos funcionais e não necessariamente quantitativos. O fenômeno é considerado patológico a partir do momento em que é disfuncional, produz sofrimento para o próprio indivíduo ou para o seu grupo social.”

   

c)  A avaliação física, juntamente com a observação cuidadosa do paciente, é, de fato, o principal instrumento de conhecimento da psicopatologia.

INCORRETA. Contrariando a colocação Dalgalarrondo (2008, p.61) destaca:

“A entrevista, juntamente com a observação cuidadosa do paciente, é, de fato, o principal instrumento de conhecimento da psicopatologia.”

   

d)  A entrevista psicopatológica permite a realização dos dois principais aspectos da avaliação: exame do estado mental e avaliação neurológica.

INCORRETA. Na realidade, Dalgalarrondo (2008, p.61) informa o seguinte:

“A entrevista psicopatológica permite a realização dos dois principais aspectos da avaliação: 1. A anamnese, ou seja o histórico dos sinais e dos sintomas que o paciente apresenta ao longo de sua vida, seus antecedentes pessoais e familiares, assim como de sua família e meio social. 2. O exame psíquico, também chamado exame do estado mental atual.”

 

_______________

Fonte consultada:

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2008. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *