Os transtornos neurocognitivos são aqueles que surgem a partir do envelhecimento, especificamente a partir dos 50 anos, embora mais raros nessa faixa etária, e mais prevalentes após os 65 anos. Sobre os transtornos neurocognitivos, assinale afirmativa correta.
- A) A lentificação das respostas motoras, da fala, dos movimentos voluntários e de responder a tarefas básicas consiste no declínio significativo da função de atenção.
- B) O prejuízo no domínio da cognição social implica em dificuldade de reconhecer emoções positivas e negativas nos rostos, de inferir estados mentais e de interagir de forma agradável com outras pessoas.
- C) A dificuldade em reconhecer padrões espaciais com perspectiva, a falha em desenhar ou copiar figuras, em dirigir veículos de forma orientada no espaço evidenciam prejuízo da capacidade de julgamento.
- D) O comprometimento da evocação de eventos recentes, a repetição de conteúdos em conversas, a não realização de atividades ou a dificuldade de manter a regularidade de atividades revelam prejuízo das funções executivas.
- E) A dificuldade de reconhecer padrões espaciais com perspectiva, a falha em desenhar ou copiar figuras, em dirigir veículos de forma orientada no espaço e o não reconhecimento de cores e faces explicitam prejuízo semântico e motor da linguagem.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) O prejuízo no domínio da cognição social implica em dificuldade de reconhecer emoções positivas e negativas nos rostos, de inferir estados mentais e de interagir de forma agradável com outras pessoas.
Gabarito: Letra B
Os transtornos neurocognitivos são aqueles que surgem a partir do envelhecimento, especificamente a partir dos 50 anos, embora mais raros nessa faixa etária, e mais prevalentes após os 65 anos. Sobre os transtornos neurocognitivos, assinale afirmativa correta.
a) A lentificação das respostas motoras, da fala, dos movimentos voluntários e de responder a tarefas básicas consiste no declínio significativo da função de atenção.
Errado. Esses são exemplos do declínio da velocidade psicomotora.
b) O prejuízo no domínio da cognição social implica em dificuldade de reconhecer emoções positivas e negativas nos rostos, de inferir estados mentais e de interagir de forma agradável com outras pessoas.
Certo!
“Dificuldade em reconhecer emoções positivas e negativas nos rostos de outros. Prejuízo na “teoria da mente”; não identifica como pode estar o estado mental de outra pessoa (desejos, pensamentos, intenções). Perde o “tato” e a habilidade na relação com as demais pessoas. Não consegue lidar com situações sociais minimamente complexas.”
c) A dificuldade em reconhecer padrões espaciais com perspectiva, a falha em desenhar ou copiar figuras, em dirigir veículos de forma orientada no espaço evidenciam prejuízo da capacidade de julgamento.
Errado. Esses são exemplos do declínio da Percepção, habilidades/atividades visuoespaciais, visuoconstrutivas, praxia e gnosia.
d) O comprometimento da evocação de eventos recentes, a repetição de conteúdos em conversas, a não realização de atividades ou a dificuldade de manter a regularidade de atividades revelam prejuízo das funções executivas.
Errado. O prejuízo das funções executivas é expresso por Muita dificuldade em atividades sequenciais, que exigem planejamento e monitoração da ação. Dificuldade em organizar, planejar, tomar decisões e corrigi-las quando necessário. Dificuldade em retomar uma tarefa interrompida, em manter informações em um período curto de tempo.
e) A dificuldade de reconhecer padrões espaciais com perspectiva, a falha em desenhar ou copiar figuras, em dirigir veículos de forma orientada no espaço e o não reconhecimento de cores e faces explicitam prejuízo semântico e motor da linguagem.
Errado. Esses são exemplos do declínio da Percepção, habilidades/atividades visuoespaciais, visuoconstrutivas, praxia e gnosia.
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] / Paulo Dalgalarrondo. – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019
Deixe um comentário