Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com relação à psicopatologia, julgue o item subsequente.

Na alteração de pensamento quanto ao conceito, é possível encontrar descarrilhamento e fuga de ideias, o que é comum entre pacientes psicóticos e aqueles com transtorno de estresse pós-traumático.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito: Item Errado

Errado. O descarrilhamento e a fuga de ideias são alterações na forma do pensamento.

Forma do pensamento

As principais alterações da forma ou estrutura do pensamento são: fuga de idéias, dissociação e incoerência do pensamento, afrouxamento das associações, descarrilhamento e desagregação do pensamento

Fuga de idéias

É uma alteração da estrutura do pensamento secundária à acentuada aceleração do pensamento, na qual uma idéia se segue a outra de forma extremamente rápida, perturbando-se as associações lógicas entre os juízos e os conceitos. Na fuga de idéias, as associações entre as palavras deixam de seguir uma lógica ou finalidade do pensamento e passam a ocorrer por assonância (p. ex., amor, flor, cor... ou cidade, idade, realidade...), e as idéias se associam muito mais pela presença de estímulos externos contingentes (as pessoas que estão presentes na entrevista, os móveis e os quadros da sala de entrevista, um ruído incidental, alguém que entra na sala, etc.). Segundo Nobre de Melo (1979), na fuga de idéias há o progressivo afastamento da idéia diretriz ou principal, sem prejuízo manifesto, contudo, para a coerência final do relato. Tal noção de preservação da coerência na fuga de idéias não é, entretanto, aceita por todos os autores. A fuga de idéias é uma alteração muito característica dos quadros maníacos.

Descarrilhamento do pensamento

O pensamento passa a extraviar-se de seu curso normal, toma atalhos colaterais, desvios, pensamentos supérfluos, retornando aqui e acolá ao seu curso original. Geralmente está associado a marcante distraibilidade. Se o descarrilhamento for muito acentuado, e os desvios, muito freqüentes e longos, pode-se não mais captar a seqüência lógica do pensamento. O descarrilhamento é observado na esquizofrenia e, eventualmente, nos transtornos maníacos.

 

Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] / Paulo Dalgalarrondo. – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *