Define-se como Transtorno Afetivo Bipolar:
- A) transtorno no qual a pessoa alterna entre sintomas de euforia e de perturbação, sendo que na fase da euforia há, por exemplo, sensação de extremo bem-estar, e na fase de perturbação há irritabilidade, impulsividade e delírios de grandiosidade.
- B) doença causada pelo uso de álcool e outras drogas, caracterizando-se pela alternância entre períodos de abstinência e uso intenso de substâncias psicoativas.
- C) condição de quem está em um estado contínuo de humor deprimido, apatia, perda de interesse ou prazer.
- D) transtorno em que a pessoa alterna entre sintomas de euforia e de depressão, sendo que na fase da euforia há, por exemplo, sensação de extremo bem-estar, e na fase de depressão pode haver alterações de apetite, fadiga, humor deprimido, apatia e pensamentos de morte.
- E) condição de quem tem transtorno de personalidade e sofre de mitomania, dissociação, aceleração do pensamento, agitação psicomotora, manipulação nas relações sociais e perda da capacidade laboral.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) transtorno em que a pessoa alterna entre sintomas de euforia e de depressão, sendo que na fase da euforia há, por exemplo, sensação de extremo bem-estar, e na fase de depressão pode haver alterações de apetite, fadiga, humor deprimido, apatia e pensamentos de morte.
Gabarito: Letra D
Define-se como Transtorno Afetivo Bipolar:
a) transtorno no qual a pessoa alterna entre sintomas de euforia e de perturbação, sendo que na fase da euforia há, por exemplo, sensação de extremo bem-estar, e na fase de perturbação há irritabilidade, impulsividade e delírios de grandiosidade.
Errado. Irritabilidade, impulsividade e delírios de grandeza são características da fase de mania.
b) doença causada pelo uso de álcool e outras drogas, caracterizando-se pela alternância entre períodos de abstinência e uso intenso de substâncias psicoativas.
Errado. O transtorno afetivo bipolar não está vinculado ao uso de substâncias.
c) condição de quem está em um estado contínuo de humor deprimido, apatia, perda de interesse ou prazer.
Errado. Se há apenas episódios depressivos, há um quadro transtorno depressivo, e não bipolar.
d) transtorno em que a pessoa alterna entre sintomas de euforia e de depressão, sendo que na fase da euforia há, por exemplo, sensação de extremo bem-estar, e na fase de depressão pode haver alterações de apetite, fadiga, humor deprimido, apatia e pensamentos de morte.
Certo!
e) condição de quem tem transtorno de personalidade e sofre de mitomania, dissociação, aceleração do pensamento, agitação psicomotora, manipulação nas relações sociais e perda da capacidade laboral.
Errado. O transtorno afetivo bipolar não tem seu diagnóstico atrelado ao de transtorno de personalidade. Além disso, dentre esses sintomas, a agitação e a aceleração do pensamento são os únicos que compõem o quadro de TAB.
Nosso gabarito é Letra D
Deixe um comentário