Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Um transtorno por uso de substância é uma combinação de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos que um indivíduo continua usando uma substância mesmo que ela cause distúrbios significativos em sua vida. Sobre o transtorno por uso de substância, assinale a afirmativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) As drogas psicomiméticas produzem desordem na atividade cerebral, ocasionando ilusões; delírios; alucinações; e, confusões mentais.

Gabarito: Letra C

Um transtorno por uso de substância é uma combinação de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos que um indivíduo continua usando uma substância mesmo que ela cause distúrbios significativos em sua vida. Sobre o transtorno por uso de substância, assinale a afirmativa correta.
a)  As drogas perturbadoras do sistema nervoso central diminuem e lentificam seu funcionamento.

Errado. As drogas depressoras tem esse efeito.


b)  O uso de uma droga estimulante evidencia menor capacidade de concentração, maior sonolência e agitação psicomotora.

Errado. As drogas estimulantes diminuem a sonolência.


c)  As drogas psicomiméticas produzem desordem na atividade cerebral, ocasionando ilusões; delírios; alucinações; e, confusões mentais.

Certo!


d)  O uso de drogas ilícitas tende a ser mais alto em indivíduos com alto grau de instrução, empregados e vivem em países com maior igualdade socioeconômica.

Errado. Apontar que o uso de drogas é maior ou menor baseado na renda e instrução muitas vezes pende para uma análise preconceituosa. O que geralmente se percebe é padrões diferentes de uso e drogas especificas dependendo do nível socioeconômico.


e)  As drogas depressoras propiciam aceleração do sistema nervoso central; lentificação do sistema nervoso periférico; e, aumento da capacidade de concentração.

Errado. As drogas depressoras não causam aceleração do sistema nervoso central.

 

Vamos ver a justificativa da banca para o gabarito:

“O transtorno por uso de substância caracteriza-se, entre outras coisas, por: baixo controle sobre o uso da substância (você vê que é prejudicial e gostaria de parar de usar, mas não consegue); prejuízo social (você deixa de fazer coisas que gostaria no dia a dia em função da substância); uso arriscado da substância (a pessoa coloca a vida ou a de terceiros em risco, e.g. dirige sob o efeito de droga); e, pelos efeitos farmacológicos, ou seja, a tolerância e abstinência. As drogas que podem ocasioná-lo são classificadas em estimulantes, depressoras e depressoras do Sistema Nervoso Central (SNC). As drogas perturbadoras são aquelas que causam confusão mental, agem modificando qualitativamente produzindo desvios de percepções de tempo e espaço, ou seja, produzem distorções no funcionamento do cérebro, como a alucinação e delírios. Em outros termos, são denominadas também drogas psicomiméticas produzem desordem na atividade cerebral, ocasionando ilusões, delírios, alucinações e confusões mentais.”

 

Nosso gabarito é Letra C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *