Texto
A CID é usada por seguradoras de saúde que tomam decisões de reembolso com base na codificação, por gerentes de programas nacionais de saúde, por especialistas em coleta de dados e por qualquer pessoa que acompanhe o progresso na saúde global e determine a alocação de recursos de saúde.
“Um princípio fundamental nesta revisão foi simplificar a codificação e fornecer aos usuários todas as ferramentas eletrônicas necessárias – isso permitirá que os profissionais de saúde registrem as condições de forma mais fácil e completa”, afirmou Robert Jakob, líder de Equipe, Terminologias e Padrões de Classificações da OMS.
Além das atualizações de codificação e capacidade, a CID-11 inclui novos capítulos sobre medicina tradicional, saúde sexual e distúrbios relacionados a jogos – que agora foram adicionados à seção sobre transtornos aditivos.
A CID-11 foi adotada na Assembleia Mundial da Saúde em maio de 2019. Os Estados-membros se comprometeram a começar a usá-la para relatórios de mortalidade e morbidade em 2022. Desde 2019, os países que adotaram os primeiros passos, tradutores e grupos científicos recomendaram refinamentos adicionais para produzir a versão que hoje está disponível.
A OMS continua empenhada em apoiar todos os países à medida que avançam para a implementação e ampliação da CID-11.
Disponível em: <https://www.paho.org/pt/noticias/11-2-2022-versao-final-da-nova-classificacao-internacional-doencas-da-oms-cid-11-e>. Acesso em: 11 dez. 2022.
De acordo com Paulo Dalgalarrondo, em uma perspectiva psicopatológica e cultural, o ser humano deve ser compreendido em duas dimensões básicas, que são
- A) seu comportamento social (cultura) e o pensamento subjetivo que designa sentido às experiências (mente).
- B) sua constituição, seu funcionamento biológico (natureza) e o conjunto de experiências interpessoais, sua história e contexto social no qual vive e foi formado (cultura).
- C) sua história familiar psicopatológica (mente) e as doenças orgânicas (corpo).
- D) sua estética física (natureza) e a formação de sintomas (mente).
- E) seus arranjos psíquicos (mente) e comportamentais (corpo).
Resposta:
A alternativa correta é letra B) sua constituição, seu funcionamento biológico (natureza) e o conjunto de experiências interpessoais, sua história e contexto social no qual vive e foi formado (cultura).
De acordo com Paulo Dalgalarrondo, em uma perspectiva psicopatológica e cultural, o ser humano deve ser compreendido em duas dimensões básicas, que são
Base teórica para a compreensão da questão
Para a análise das alternativas trazidas por esta questão, peço gentilmente ao aluno, que não deixe acompanhar o recorte textual a seguir, extraído da obra de Dalgalarrondo (2008, p.389), atentando-se especialmente para os grifos em azul:
“O ser humano deve ser compreendido em suas duas dimensões básicas: sua constituição, seu funcionamento biológico (natureza) e o conjunto de experiências interpessoais; e a sua história e o contexto social no qual vive e foi formado (cultura).”
Análise das alternativas
- Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “B” (sua constituição, seu funcionamento biológico (natureza) e o conjunto de experiências interpessoais, sua história e contexto social no qual vive e foi formado (cultura)) corresponde corretamente ao que requisita o enunciado e é mencionado pela publicação supracitada;
- Concluindo a análise, destaca-se que as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão, pela ausência de especificidade, em relação à requisição do que é solicitado pelo enunciado;
- Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “B” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
_______________
Fonte consultada:
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Deixe um comentário