Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A síndrome de Burnout, considerada por Harrison (1999) como um tipo de estresse de caráter persistente vinculado a situações de trabalho, possui uma relação direta com as profissões que atuam em contexto de altas tensões, como policias, bombeiros, médicos.

Diante do Burnout assinale a alternativa que NÃO corresponde à síndrome:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Episódio Maníaco.

Gabarito: Letra B

Diante do Burnout assinale a alternativa que NÃO corresponde à síndrome:

 

As dimensões principais do burnout são a exaustão emocional, a despersonalização e a diminuição da realização pessoal no trabalho. A fadiga também pode ser incluída no quadro, já os episódios maníacos não fazem parte da síndrome.

Paralelamente, a psicóloga social Christina Maslach (e colaboradores), pesquisando trabalhadores dos setores de serviços/cuidados (os chamados human services), também dá o nome de burnout a um fenômeno semelhante, definindo-o como uma "síndrome psicológica em reação a estressores interpessoais crônicos no trabalho" e identificando nele três componentes principais (MASLACH; SCHAUFELI; LEITER, 2001):

• Exaustão emocional: caracterizada por cansaço extremo e sensação de não ter energia para enfrentar o dia de trabalho;

• Despersonalização: adoção de atitude de insensibilidade ou hostilidade em relação às pessoas que devem receber o serviço/cuidado;

• Perda da realização pessoal: sentimentos de incompetência e de frustração pessoal e profissional.

A criação de um instrumento de aferição (Maslach Burnout Inventory - MBI [MASLACH; JACKSON; LEITER, 1996]) viabiliza o estudo epidemiológico do burnout e, rapidamente, o conceito de Maslach torna-se o mais conhecido e adotado. Na prática, a tríade Exaustão, Despersonalização e baixa Realização Pessoal torna-se sinônimo de burnout.”


a)  Exaustão emocional.
b)  Episódio Maníaco.
c)  Despersonalização.
d)  Diminuição da realização pessoal no trabalho.
e)  Fadiga.

 

Nosso gabarito é Letra B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *