Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos fatores de risco e prognóstico do Transtorno por Uso de Cannabis, segundo o DSM-V.

Resposta:

A alternativa correta é letra E) História de fobias.

Gabarito: Letra E

Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos fatores de risco e prognóstico do Transtorno por Uso de Cannabis, segundo o DSM-V.

 

“Fatores de Risco e Prognóstico Temperamentais. História de transtorno da conduta na infância ou adolescência e de transtorno da personalidade antissocial é fator de risco para o desenvolvimento de vários transtornos relacionados a substâncias, incluindo transtornos relacionados a Cannabis. Outros fatores de risco incluem transtornos externalizantes ou internalizantes durante a infância ou adolescência. Jovens com pontuação elevada de desinibição comportamental mostram transtornos por uso de substância com início precoce, incluindo transtorno por uso de Cannabis, envolvimento com múltiplas substâncias e problemas precoces de conduta.

Ambientais. Fatores de risco incluem fracasso acadêmico, tabagismo, situação familiar instável ou violenta, uso de Cannabis por familiares imediatos, história familiar de transtorno por uso de substância e baixo nível socioeconômico. Como ocorre com todas as substâncias de abuso, a facilidade de acesso à substância consiste em fator de risco; Cannabis é relativamente fácil de se obter na maioria das culturas, o que aumenta o risco de desenvolver um transtorno relacionado a seu uso.

Genéticos e fisiológicos. Influências genéticas contribuem para o desenvolvimento de transtornos por uso de Cannabis. Fatores hereditários contribuem de 30 a 80% para a variância total no risco de transtorno por uso de Cannabis. Deve-se notar que as influências genéticas comuns e as influências ambientais compartilhadas entre os transtornos por uso de Cannabis e outros tipos de transtornos por uso de substâncias sugerem uma base genética comum para o uso de substâncias e problemas de conduta na adolescência.”


a)  História de transtorno de conduta na infância ou adolescência.
b)  História de transtorno de personalidade antissocial.
c)  Tabagismo.

d)  Situação familiar instável ou violenta.
e)  História de fobias.

 

Apenas “história de fobias” não é um fator de risco para o transtorno.

Nosso gabarito é Letra E.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *