Em conformidade com o DSM-5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, em relação ao ataque de pânico, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Não é um transtorno mental e não pode ser codificado.
( ) Pode ocorrer no contexto de um transtorno de ansiedade, além de outros transtornos mentais.
- A) C - E.
- B) C - C.
- C) E - C.
- D) E - E.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) C - C.
Base teórica para a compreensão da questão
Para a análise das alternativas, peço ao aluno que não deixe de acompanhar os destaques a seguir com base no DSM-5 (2014), atentando-se especialmente para os grifos em azul:
- No Manual de Diagnóstico para Transtornos Mentais, o DSM V, a “síndrome do pânico” passou a ser denominada “Transtorno do Pânico”. Apesar desta atualização (além de outras pequenas alterações) os critérios diagnósticos para esse tipo de transtorno, praticamente mantiveram-se os mesmos. Sobre este assunto destacamos dois pontos relevantes:
- No DSM V, “Transtorno do Pânico” pode ser diagnosticado com ou sem a presença de “agorafobia”. Diz o Manual: “se a agorafobia está presente, um diagnóstico adicional de agorafobia é estabelecido.” (DSM V, 2014, p. 210). Em síntese, no Manual, DSM V, “Transtorno do Pânico” e “Agorafobia” foram tratados como duas categorias distintas.
- Antes de adentrarmos na análise das alternativas, acompanhe uma breve nota importante do DSM-5 (2014) sobre ataques de pânico relacionados ao transtorno de pânico: “ocasionalmente, um ataque de pânico inesperado está associado ao início de outro transtorno de ansiedade, mas então os ataques se tornam esperados, enquanto o transtorno de pânico é caracterizado por ataques de pânico inesperados recorrentes” (DSM-5, 2014, p.213).
Análise das alternativas
( C ) Não é um transtorno mental e não pode ser codificado.
CERTA. A respeito do “Especificador de Ataque de Pânico”, o DSM-5 (2014, p.214) sinaliza o seguinte:
“...o ataque de pânico não é um transtorno mental e não pode ser codificado. Os ataques de pânico podem ocorrer no contexto de um transtorno de ansiedade, além de outros transtornos mentais (p. ex., transtornos depressivos, transtorno de estresse pós-traumático, transtornos por uso de substâncias) e algumas condições médicas (p. ex., cardíaca, respiratória, vestibular, gastrintestinal).”
( C ) Pode ocorrer no contexto de um transtorno de ansiedade, além de outros transtornos mentais.
CERTA. Vide correção da proposição I.
Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “B” (C - C) traduz corretamente a sequência a análise das proposições avaliadas. As demais alternativas apenas apresentam outros parâmetros a fim de confundir o candidato. Considerando isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “B” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
_______________
Fonte consultada:
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário