Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considerando-se os critérios diagnósticos do DSM-5, em um indivíduo que apresenta desconfiança, ansiedade em situações sociais e possui poucos ou nenhum amigo próximo que não sejam os familiares de primeiro grau, há caracterização de Transtorno da Personalidade:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Esquizotípica.

  

Considerando-se os critérios diagnósticos do DSM-5, em um indivíduo que apresenta desconfiança, ansiedade em situações sociais e possui poucos ou nenhum amigo próximo que não sejam os familiares de primeiro grau, há caracterização de Transtorno da Personalidade:

 
 

Base teórica para a compreensão da questão

 

Para a análise das alternativas, peço ao aluno que não deixe de acompanhar o recorte textual a seguir, importado do DSM-5 (2014, p. 656) considerando o Transtorno da Personalidade Esquizotípica, atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 
  • A característica essencial do transtorno da personalidade esquizotípica é um padrão difuso de déficits sociais e interpessoais marcado por desconforto agudo e capacidade reduzida para relacionamentos íntimos, bem como por distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico. [...] Podem achar que têm poderes especiais para sentir os eventos antes que ocorram ou para ler os pensamentos alheios.
 
  • Indivíduos com transtorno da personalidade esquizotípica vivenciam os relacionamentos interpessoais como problemáticos e sentem desconforto em se relacionar com outras pessoas. Embora possam manifestar infelicidade acerca da falta de relacionamentos, seu comportamento sugere um desejo reduzido de contatos íntimos. Assim, costumam ter poucos ou nenhum amigo próximo ou confidente que não seja parente de primeiro grau. São ansiosos em situações sociais, especialmente aquelas que envolvem pessoas desconhecidas
 

   

Análise das alternativas

 

a)  Esquizoide.

INCORRETA. Diferenciando o Transtorno da Personalidade Esquizotípica do Transtorno da Personalidade Esquizoide, o DSM-5 (2014, p.655) costuma destacar o seguinte:

“Ainda que características de isolamento social e afetividade restrita sejam comuns a transtornos da personalidade esquizoide, esquizotípica e paranoide, o transtorno da personalidade esquizoide pode ser distinguido do da esquizotípica pela ausência de distorções cognitivas e perceptivas

   

b)  Esquizotípica.

CORRETA. A nomenclatura trazida pela alternativa identifica o Transtorno cujas características são elencadas pelo enunciado, além de serem corroboradas pelo DSM-5, portanto, opção CERTA.

   

c)  Paranoide.

INCORRETA. Apesar de no Transtorno de Personalidade Esquizotípica os indivíduos poderem apresentar ideias paranoides, os quadros, segundo o DSM-5 (2014), podem ser diferenciados da seguinte forma, confira:

“Ainda que os transtornos da personalidade paranoide e esquizoide possam também ser caracterizados por distanciamento social e afeto restrito, o transtorno da personalidade esquizotípica pode ser distinguido desses dois diagnósticos pela presença de distorções cognitivas ou perceptivas e excentricidade ou esquisitice acentuada.”

   

d)  Antissocial.

INCORRETA. Para consulta correta do Gabarito da questão, vide LETRA “B”.

 

_______________

Fonte consultada:

Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *