Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em conformidade com o DSM-5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, sobre o ataque de pânico, analisar os itens abaixo:

I. Um tipo de ataque de pânico esperado é o ataque de pânico noturno.

II. Os ataques de pânico estão relacionados a uma taxa mais alta de tentativas de suicídio e ideação suicida, mesmo quando as comorbidades e outros fatores de risco de suicídio são levados em conta.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Somente o item II está correto.

    

Base teórica para a compreensão da questão

 

Para a análise das alternativas, peço ao aluno que não deixe de acompanhar os destaques a seguir com base no DSM-5 (2014), atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 
  • No Manual de Diagnóstico para Transtornos Mentais, o DSM V, a “síndrome do pânico” passou a ser denominada “Transtorno do Pânico. Apesar desta atualização (além de outras pequenas alterações) os critérios diagnósticos para esse tipo de transtorno, praticamente mantiveram-se os mesmos. Sobre este assunto destacamos dois pontos relevantes:
 
  • No DSM V, “Transtorno do Pânico” pode ser diagnosticado com ou sem a presença de “agorafobia”. Diz o Manual: “se a agorafobia está presente, um diagnóstico adicional de agorafobia é estabelecido.” (DSM V, 2014, p. 210). Em síntese, no Manual, DSM V, “Transtorno do Pânico” e “Agorafobia” foram tratados como duas categorias distintas.
 
  • Antes de adentrarmos na análise das alternativas, acompanhe uma breve nota importante do DSM-5 (2014) sobre ataques de pânico relacionados ao transtorno de pânico: “ocasionalmente, um ataque de pânico inesperado está associado ao início de outro transtorno de ansiedade, mas então os ataques se tornam esperados, enquanto o transtorno de pânico é caracterizado por ataques de pânico inesperados recorrentes (DSM-5, 2014, p.213).
 

   

Análise das alternativas

 

 

ERRADA. Divergindo do exposto, o DSM-5 (2014, p.210) destaca o seguinte sobre o assunto:

“Um tipo de ataque de pânico inesperado é o ataque de pânico noturno (i.e., acordar do sono em um estado de pânico, que difere de entrar em pânico depois de completamente acordado). Nos Estados Unidos, foi estimado que esse tipo de ataque de pânico ocorre pelo menos uma vez em aproximadamente um quarto a um terço dos indivíduos com transtorno de pânico, dos quais a maioria também tem ataques de pânico durante o dia.”

 

 

CERTA. Corroborando a informação, o DSM-5 (2014, p.212) menciona:

“Ataques de pânico e diagnóstico de transtorno de pânico nos últimos 12 meses estão relacionados a uma taxa mais elevada de tentativas de suicídio e ideação suicida, mesmo quando as comorbidades e uma história de abuso infantil e outros fatores de risco de suicídio são levados em conta.”

  

Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “C” (Somente o item II está correto) traduz corretamente a sequência a análise das proposições avaliadas. As demais alternativas apenas apresentam outros parâmetros a fim de confundir o candidato. Considerando isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “C” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.

 

_______________

Fonte consultada:

Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *