Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os Distúrbios de Aprendizagem, segundo a neurociência, representam exemplos de disfunção cerebral específica causada por fatores genéticos e ambientais que afetam o desenvolvimento do cérebro. Um exemplo desse distúrbio que se caracteriza pela dificuldade de aprendizagem da leitura é a:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Dislexia.

  

Os Distúrbios de Aprendizagem, segundo a neurociência, representam exemplos de disfunção cerebral específica causada por fatores genéticos e ambientais que afetam o desenvolvimento do cérebro. Um exemplo desse distúrbio que se caracteriza pela dificuldade de aprendizagem da leitura é a:

 
 

Base teórica para a compreensão da questão

 

No DSM-5, a dislexia é parte de uma categoria mais ampla, denominada de "Transtornos do Neurodesenvolvimento", sendo referida particularmente como "Transtorno Específico de Aprendizagem". Segundo o manual, o seu diagnóstico requer a identificação de pelo menos um dos seguintes fatores:

 
  1. Leitura de palavras é feita de forma imprecisa ou lenta, demandando muito esforço. A criança pode, por exemplo, ler palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta (ou lenta e hesitante); frequentemente, tenta adivinhar as palavras e tem dificuldade para soletrá-las;
 

2. Dificuldade para compreender o sentido do que é lido. Pode realizar leitura com precisão, porém não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido;

 
  1. Dificuldade na ortografia, sendo identificado, por exemplo, adição, omissão ou substituição de vogais e/ou consoantes;
 
  1. Dificuldade com a expressão escrita, podendo ser identificados múltiplos erros de gramática ou pontuação nas frases; emprego ou organização inadequada de parágrafos; expressão escrita das ideias sem clareza.
 

   

Análise das alternativas

 

a)  Dislexia.

CORRETA. Considerando os critérios propostos pelo DSM-5, aponta-se a dislexia como quadro compatível com os aspectos trazidos pelo enunciado. Complementando o assunto sobre esse transtorno, aproveitamos para diferenciá-los de outros que trazem nomenclatura parecida, acompanhe:

 
  • Dislexia: etimologicamente, dislexia deriva dos termos “dis” (desvio) + “lexia” (leitura ou reconhecimento das palavras), depreendendo-se “dislexia” como uma dificuldade de aprendizagem relacionada a leitura.

   

  • Disgrafia: nomenclatura “disgrafia” origina-se dos termos “dis” (desvio) + “grafia” (escrita), ou seja, caracteriza-se por um distúrbio de aprendizagem relacionada a qualidade da escrita do indivíduo.

   

  • Dislalia: pela etimologia da palavra, tem-se “dis” (desvio) + “lalia” (fala / pronúncia), dessa forma depreende-se “dislalia” como um distúrbio relacionado a pronúncia de determinadas palavras.

   

b)  Dislalia.

INCORRETA. Sobre a ‘dislalia”, vide correção da LETRA “A”.

 

c)  Discalculia.

INCORRETA. Segundo Kranz & Healy (2013):

A discalculia é um problema causado por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números. Essa dificuldade de aprendizagem não é causada por deficiência mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem nenhuma ligação com níveis de QI e inteligência.”

 

d)  Disgrafia.

INCORRETA. Embora uma noção do quadro “disgrafia” tenha sido abordada na correção da LETRA “A”, em complemento ao assunto, acompanhe algumas das principais características do quadro, conforme Souza (2017, pp. 14-15):

As principais características da disgrafia são: Letra legível – lentidão na escrita; Escrita desorganizada; Traços irregulares: ou muitos fortes que chegam a marcar o papel ou mais leves; Desorganização das letras: letras retocadas, hastes mal feitas, atrofiadas, omissão de letras, palavras, números, formas distorcidas, movimentos contrários a escrita (um S ao invés do 5 por exemplo)

   

e)  Disartria.

INCORRETA. Sampaio (2009, p. 7) destaca que as características mais comuns deste distúrbio seriam:

“...a fala lenta, nasalada e arrastada devido a alterações dos mecanismos nervosos que coordenam os órgãos responsáveis pela fonação”

 

_______________

Fonte consultada:

Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

SAMPAIO, Simaia. 2009. Dificuldades de aprendizagem. Disponível em: Acesso em 22 de mar. 2012.

Souza, A. M. P. D. (2017). Disgrafia: causas e estratégias de correção no ensino/aprendizagem. Trabalho de conclusão de curso, Universidade de Brasília, Buritis, MG, Brasil. Recuperado de http://bdm.unb.br/handle/10483/17172

KRANZ, Claúdia Rosana; HEALY, Lulu. Pesquisas sobre discalculia no Brasil: uma reflexão a partir da perspectiva histórico-cultural. 2012. Disponível em https://bit.ly/3Ox9ZuR

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *