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A melhor definição de dislexia é:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) transtorno específico da aprendizagem, com prejuízo da leitura, da escrita e do raciocínio matemático.

 

A melhor definição de dislexia é:

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"Transtorno Específico da Aprendizagem

(...)

 

D. As dificuldades de aprendizagem não podem ser explicadas por deficiências intelectuais, acuidade visual ou auditiva não corrigida, outros transtornos mentais ou neurológicos, adversidade psicossocial, falta de proficiência na língua de instrução acadêmica ou instrução educacional inadequada.

(...)

Nota: Dislexia é um termo alternativo usado em referência a um padrão de dificuldades de aprendizagem caracterizado por problemas no reconhecimento preciso ou fluente de palavras, problemas de decodificação e dificuldades de ortografia. Se o termo dislexia for usado para especificar esse padrão particular de dificuldades, é importante também especificar quaisquer dificuldades adicionais que estejam presentes, tais como dificuldades na compreensão da leitura ou no raciocínio matemático.

(...)

O transtorno específico da aprendizagem combina os diagnósticos do DSM-IV de transtorno da leitura, transtorno da matemática, transtorno da expressão escrita e transtorno da aprendizagem  em outra especificação. Os déficits de aprendizagem nas áreas de leitura, expressão escrita e matemática estão codificados como especificadores separados. É feito o reconhecimento, ao longo do texto, de que tipos específicos de déficits da leitura são descritos internacionalmente de várias formas como dislexia e tipos específicos de déficits em matemática como discalculia."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.

 

Observação: é possível abrir recurso contra a questão, pois entra em contradição com outras definições. Por exemplo, o prejuízo do raciocínio matemático pode ser definido como discalculia.


a)  transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a capacidade intelectual do cérebro.


b)  transtorno específico da atenção.


c)  transtorno específico da aprendizagem, com prejuízo da leitura, da escrita e do raciocínio matemático.


d)  déficit intelectual que prejudica a capacidade de escrever corretamente.

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