Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre os tipos de transtornos do neurodesenvolvimento, segundo o DSM-5, sabe-se que:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade apresenta três subtipos.

 

Sobre os tipos de transtornos do neurodesenvolvimento, segundo o DSM-5, sabe-se que:


a)  o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o transtorno do espectro autista dispensam diagnóstico diferenciado.
 

O DSM-V cita o Transtorno do Espectro Autista para o diagnóstico diferencial. Veja:

 

"Diagnóstico Diferencial

(...)

Transtorno do espectro autista. Indivíduos com TDAH e aqueles com transtorno do espectro autista exibem desatenção, disfunção social e comportamento de difícil manejo. A disfunção social e a rejeição pelos pares encontradas em pessoas com TDAH devem ser diferenciadas da falta de envolvimento social, do isolamento e da indiferença a pistas de comunicação faciais e de tonalidade encontrados em indivíduos com transtorno do espectro autista. Crianças com transtorno do espectro autista podem ter ataques de raiva devido a incapacidade de tolerar mudanças no curso dos eventos esperado por elas. Em contraste, crianças com TDAH podem se comportar mal ou ter um ataque de raiva durante alguma transição importante devido a impulsividade ou autocontrole insatisfatório."

 

Fonte: "DSM-V"

 

Assertiva Falsa.

 

b)  o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade apresenta três subtipos.

 

Essa é a alternativa que está de acordo com o DSM-V. Observe:

 

"Determinar o subtipo:

 

314.1 (F90.2) Apresentação combinada: Se tanto o Critério A1 (desatenção) quanto
Critério A2 (hiperatividade-impulsividade) são preenchidos nos últimos 6 meses.

 

314.0 (F90.0) Apresentação predominantemente desatenta: Se o Critério A1 (desatenção) preenchido, mas o Critério A2 (hiperatividade-impulsividade) não é preenchido nos últimos 6 meses.

 

314.1 (F90.1) Apresentação predominantemente hiperativa/impulsiva: Se o Critério A2 (hiperatividade-impulsividade) é preenchido, e o Critério A1 (desatenção) não é preenchido nos últimos 6 meses."

 

Fonte: DSM-V

 

Assertiva Correta.


c)  o transtorno do desenvolvimento intelectual tem critérios muito específicos e o diagnóstico pode ser feito observando dificuldades de linguagem e escrita.

 

Veja os critérios necessários para diagnosticar esse transtorno:

 

"Deficiência Intelectual (Transtorno do Desenvolvimento Intelectual)

 

Critérios Diagnósticos

 

Deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) é um transtorno com início no período do desenvolvimento que inclui déficits funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático. Os três critérios a seguir devem ser preenchidos:

 

A. Déficits em funções intelectuais como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência confirmados tanto pela avaliação clínica quanto por testes de inteligência padronizados e individualizados.

 

B. Déficits em funções adaptativas que resultam em fracasso para atingir padrões de desenvolvimento e socioculturais em relação a independência pessoal e responsabilidade social. Sem apoio continuado, os déficits de adaptação limitam o funcionamento em uma ou mais atividades diárias, como çomunicação, participação social e vida independente, e em múltiplos ambientes, como em casa, na escola, no local de trabalho e na comunidade.

 

C. Início dos déficits intelectuais e adaptativos durante o período do desenvolvimento."

 

Fonte: "DSM-V"

 

Assertiva Falsa.​​​​​​​


d)  o transtorno do desenvolvimento intelectual sempre está em comorbidade com o transtorno do espectro autista.

 

O Transtorno do Espectro Autista é um possível transtorno comórbido, não é sempre.

 

"Os transtornos mentais e do neurodesenvolvimento comórbidos mais comuns são transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtornos depressivo e bipolar, transtornos de ansiedade, transtorno do espectro autista, transtorno do movimento estereotipado (com ou sem comportamento autolesivo), transtornos do controle de impulsos e transtorno neurocognitivo maior. Um transtorno depressivo maior pode ocorrer nos diferentes níveis de gravidade da deficiência intelectual. Comportamento autolesivo requer imediata atenção diagnostica, podendo gerar diagnóstico separado de transtorno do movimento estereotipado."

 

Fonte: "DSM-V"

 

Assertiva Falsa.​​​​​​​

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra B.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *