O transtorno do desenvolvimento intelectual (DSM-5)
- A) é um transtorno afetivo.
- B) é um transtorno motor.
- C) possui quatro níveis de gravidade: muito leve, leve, moderada e grave.
- D) inclui déficits funcionais, sendo intelectuais e adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) inclui déficits funcionais, sendo intelectuais e adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático.
O transtorno do desenvolvimento intelectual (DSM-5)
A questão está baseada no seguinte texto:
"Deficiência Intelectual (Transtorno do Desenvolvimento Intelectual)
Critérios Diagnósticos
Deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) é um transtorno com início no período do desenvolvimento que inclui déficits funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático. Os três critérios a seguir devem ser preenchidos:
A. Déficits em funções intelectuais como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência confirmados tanto pela avaliação clínica quanto por testes de inteligência padronizados e individualizados.
B. Déficits em funções adaptativas que resultam em fracasso para atingir padrões de desenvolvimento e socioculturais em relação a independência pessoal e responsabilidade social. Sem apoio continuado, os déficits de adaptação limitam o funcionamento em uma ou mais atividades diárias, como çomunicação, participação social e vida independente, e em múltiplos ambientes, como em casa, na escola, no local de trabalho e na comunidade.
C. Início dos déficits intelectuais e adaptativos durante o período do desenvolvimento.
Especificar a gravidade atual (ver Tabela 1):
317 (F70) Leve
318.0 (F71) Moderada
318.1 (F72) Grave
318.2 (F73) Profunda"Fonte: "DSM-V"
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) é um transtorno afetivo.
b) é um transtorno motor.
c) possui quatro níveis de gravidade: muito leve, leve, moderada e grave.
d) inclui déficits funcionais, sendo intelectuais e adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático.
Deixe um comentário