A situação em que o indivíduo, apesar do órgão fonador preservado, não consegue falar ou fala com dificuldades, de forma monótona, pois seus pronunciamentos são curtos, com latência aumentada nas respostas e sem contorno melódico, é denominada:
- A) Alexia.
- B) Agrafia de expressão.
- C) Afasia de expressão.
- D) Afasia de compreensão.
- E) Alexitimia.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Afasia de expressão.
A situação em que o indivíduo, apesar do órgão fonador preservado, não consegue falar ou fala com dificuldades, de forma monótona, pois seus pronunciamentos são curtos, com latência aumentada nas respostas e sem contorno melódico, é denominada:
A questão está baseada no seguinte texto:
"Os principais tipos de afasia são:
1. Afasia de expressão ou de Broca. Trata-se da afasia não-fluente, na qual o indivíduo, apesar do órgão fonador preservado, não consegue falar ou fala com dificuldades, de forma monótona, pois seus pronunciamentos são curtos, com latência aumentada nas respostas e sem contorno melódico. Assim, o paciente tem grande dificuldade (ou impossibilidade) de produzir a linguagem, de expressá-la de modo fluente. Entretanto, a compreensão da linguagem está relativamente preservada. A afasia de Broca ocorre por lesões (na maior parte das vezes, vasculares) dos giros frontais póstero-inferiores esquerdos (área de Broca). Acompanha-se geralmente de hemiparesia direita, mais acentuada no braço. Nas formas mais leves, observa-se o agramatismo (o indivíduo fala sem observar as preposições, os tempos verbais, etc., produzindo enunciados como: "Eu querer isso"; "Gostar água"; etc.).
2. Afasia de compreensão ou de Wernicke. Consiste na afasia fluente, em que o indivíduo continua podendo falar, mas a sua fala é muito defeituosa, às vezes incompreensível. O paciente não consegue compreender a linguagem (falada e escrita) e tem dificuldades para a repetição. Fala sem hesitação, mas produz muitos erros na escolha de palavras para expressar uma idéia. Geralmente não há hemiparesias associadas. Ocorre por lesões das áreas temporais esquerdas póstero-superiores (área de Wernicke).
3. Afasia global. Geralmente é uma afasia grave, não-fluente, acompanhada por hemiparesia direita, mais acentuada no braço. Deve-se a lesões amplas da região perisilviana esquerda.
(...)
Agrafia
É a perda, por lesão orgânica, da linguagem escrita, sem que haja qualquer déficit motor ou perda cognitiva global. Ocorre em forma pura (agrafia pura, por lesão da segunda circunvolução frontal) e em forma associada às afasias.
Alexia
É a perda, de origem neurológica, da capacidade previamente adquirida para a leitura. Dá-se associada às afasias e às agrafias. Pode ocorrer forma pura e isolada. A dislexia é uma disfunção leve de leitura, encontrada principalmente em crianças que apresentam dificuldades diversas no aprendizado da linguagem escrita.
(...)
Denomina-se alexitimia a dificuldade de identificar sentimentos e diferenciá-los de sensações corporais, assim como a dificuldade de falar sobre as próprias emoções."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com isso, encontramos a resposta na Letra C.
a) Alexia.
b) Agrafia de expressão.
c) Afasia de expressão.
d) Afasia de compreensão.
e) Alexitimia.
Deixe um comentário