Das manifestações do transtorno do desenvolvimento da coordenação, são observadas na idade pré-escolar as seguintes, exceto:
- A) Atraso em alcançar marcos motores como sentar, engatinhar e caminhar.
- B) Problemas de equilíbrio: quedas, hematomas frequentes e andar vacilante.
- C) Dificuldade em encaixar peças de quebra-cabeças, usar tesouras, construir com blocos, desenhar ou tracejar.
- D) Derrubar objetos.
- E) Esbarrar nas coisas e destrutividade.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Dificuldade em encaixar peças de quebra-cabeças, usar tesouras, construir com blocos, desenhar ou tracejar.
Das manifestações do transtorno do desenvolvimento da coordenação, são observadas na idade pré-escolar as seguintes, exceto:
A questão está baseada no seguinte texto:
"TABELA 4-2 Manifestações do transtorno do desenvolvimento da coordenação
Manifestações motoras amplas
Pré-escola
- Atraso em alcançar marcos motores como sentar, engatinhar e caminhar
- Problemas de equilíbrio: quedas, hematomas frequentes e andar vacilante
- Marcha anormal
- Derrubar objetos, esbarrar nas coisas e destrutividade
Ensino fundamental
- Dificuldade em andar de bicicleta, saltar, pular, correr e virar estrelinha
- Marcha desajeitada ou anormal
- Crianças mais velhas
- Baixo desempenho em esportes, lançar, apanhar, chutar e bater na bolaManifestações motoras finas
Pré-escola
- Dificuldade em aprender a se vestir (atar, fechar zíperes, abotoar)
- Dificuldade em aprender a comer (usar talheres)Ensino fundamental
- Dificuldade em encaixar peças de quebra-cabeças, usar tesouras, construir com blocos, desenhar ou tracejarCrianças mais velhas
- Dificuldade nos cuidados pessoais (aplicar maquiagem, usar secador de cabelos e fazer as unhas)
- Caligrafia confusa ou ilegível
- Dificuldade em usar ferramentas manuais, costurar e tocar piano"Fonte: "Manual conciso de psiquiatria da infância e adolescência" (Sadock)
Com isso, a única alternativa que não apresenta uma das manifestações do transtorno do desenvolvimento da coordenação na idade pré-escolar é a Letra C.
a) Atraso em alcançar marcos motores como sentar, engatinhar e caminhar.
b) Problemas de equilíbrio: quedas, hematomas frequentes e andar vacilante.
c) Dificuldade em encaixar peças de quebra-cabeças, usar tesouras, construir com blocos, desenhar ou tracejar. (ensino fundamental)
d) Derrubar objetos.
e) Esbarrar nas coisas e destrutividade.
Deixe um comentário