Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Das manifestações do transtorno do desenvolvimento da coordenação, são observadas na idade pré-escolar as seguintes, exceto:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Dificuldade em encaixar peças de quebra-cabeças, usar tesouras, construir com blocos, desenhar ou tracejar.

 

Das manifestações do transtorno do desenvolvimento da coordenação, são observadas na idade pré-escolar as seguintes, exceto:
 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"TABELA 4-2 Manifestações do transtorno do desenvolvimento da coordenação


Manifestações motoras amplas


Pré-escola


- Atraso em alcançar marcos motores como sentar, engatinhar e caminhar
- Problemas de equilíbrio: quedas, hematomas frequentes e andar vacilante
- Marcha anormal
- Derrubar objetos, esbarrar nas coisas e destrutividade


Ensino fundamental


- Dificuldade em andar de bicicleta, saltar, pular, correr e virar estrelinha
- Marcha desajeitada ou anormal
- Crianças mais velhas
- Baixo desempenho em esportes, lançar, apanhar, chutar e bater na bola

 

Manifestações motoras finas


Pré-escola


- Dificuldade em aprender a se vestir (atar, fechar zíperes, abotoar)
- Dificuldade em aprender a comer (usar talheres)

 

Ensino fundamental


- Dificuldade em encaixar peças de quebra-cabeças, usar tesouras, construir com blocos, desenhar ou tracejar

 

Crianças mais velhas


- Dificuldade nos cuidados pessoais (aplicar maquiagem, usar secador de cabelos e fazer as unhas)
- Caligrafia confusa ou ilegível
- Dificuldade em usar ferramentas manuais, costurar e tocar piano"

 

Fonte: "Manual conciso de psiquiatria da infância e adolescência" (Sadock)

 

Com isso, a única alternativa que não apresenta uma das manifestações do transtorno do desenvolvimento da coordenação na idade pré-escolar é a Letra C.

 

a)  Atraso em alcançar marcos motores como sentar, engatinhar e caminhar.


b)  Problemas de equilíbrio: quedas, hematomas frequentes e andar vacilante.


c)  Dificuldade em encaixar peças de quebra-cabeças, usar tesouras, construir com blocos, desenhar ou tracejar. (ensino fundamental)


d)  Derrubar objetos.


e)  Esbarrar nas coisas e destrutividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *