Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere a alternativa que descreve, corretamente, aspectos pertinentes à avaliação do humor, durante a entrevista:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Expressão triste, falta de sorrisos adequados, choro, ansiedade, euforia e raiva são indicadores válidos do humor, assim como expressões verbais de sentimentos. Temas persistentes no jogo e na fantasia também refletem dados importantes.

 

Considere a alternativa que descreve, corretamente, aspectos pertinentes à avaliação do humor, durante a entrevista:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Humor. Expressão triste, falta de sorrisos adequados, choro, ansiedade, euforia e raiva são indicadores válidos do humor, assim como expressões verbais de sentimentos. Temas persistentes no jogo e na fantasia também refletem o humor da criança.

 

Afeto. Deve-se observar a variação de expressividade emocional, adequação de afeto ao conteúdo do pensamento, a capacidade a de passar com suavidade de um afeto a outro e mudanças emocionais súbitas da criança.

(...)

Comportamento motor. A avaliação do comportamento motor no exame do estado mental inclui observações da coordenação e do nível de atividade da criança e de sua capacidade de prestar atenção e realizar tarefas adequadas ao desenvolvimento. Além disso, envolve movimentos involuntários, tremores, hiperatividade motora e quaisquer assimetrias focais incomuns de movimento muscular.

 

Cognição. O examinador avalia o funcionamento intelectual e as habilidades de solução de problemas da criança. Um nível aproximado de inteligência pode ser estimado mediante os conhecimentos gerais da criança, vocabulário e compreensão. Para uma avaliação específica das capacidades cognitivas, o examinador pode utilizar um teste padronizado."

 

Fonte: "Manual conciso de psiquiatria da infância e adolescência" (Sadock)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  Deve-se observar a variação de expressividade emocional, a adequação de afeto ao conteúdo do pensamento. (Afeto)


b)  Descreve-se a capacidade de passar com suavidade de um afeto a outro e mudanças emocionais súbitas da criança. (Afeto)


c)  Expressão triste, falta de sorrisos adequados, choro, ansiedade, euforia e raiva são indicadores válidos do humor, assim como expressões verbais de sentimentos. Temas persistentes no jogo e na fantasia também refletem dados importantes.


d)  O examinador avalia o funcionamento intelectual e as habilidades de solução de problemas da criança. Um nível aproximado de inteligência pode ser estimado mediante os conhecimentos gerais da criança, vocabulário e compreensão.  (Cognição)


e)  Inclui observações da coordenação e do nível de atividade da criança e de sua capacidade de prestar atenção e realizar tarefas adequadas ao desenvolvimento. (Comportamento motor)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *