Sobre as alterações das funções psíquicas elementares é correto afirmar que:
- A) As alterações da atenção ocorrem somente em distúrbios neuropsicológicos.
- B) O Sopor é um estado de marcante turvação da consciência, no qual o paciente pode ser despertado apenas por estímulo enérgico, sobretudo de natureza dolorosa. Embora ainda possa apresentar reações de defesa, ele é incapaz de qualquer ação espontânea.
- C) A alucinose é um fenômeno que, embora se pareça com a alucinação, dela se afasta por não apresentar os aspectos vivos e corpóreos de uma imagem perceptiva real.
- D) As alterações quantitativas da memória envolvem sobretudo a deformação do processo de evocação de conteúdos mnêmicos previamente fixados.
- E) No pensamento concreto ocorre a distinção entre dimensão abstrata e simbólica e dimensão concreta e imediata dos fatos.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) O Sopor é um estado de marcante turvação da consciência, no qual o paciente pode ser despertado apenas por estímulo enérgico, sobretudo de natureza dolorosa. Embora ainda possa apresentar reações de defesa, ele é incapaz de qualquer ação espontânea.
Gabarito: Letra B
Sobre as alterações das funções psíquicas elementares é correto afirmar que:
a) As alterações da atenção ocorrem somente em distúrbios neuropsicológicos.
Errado. As alterações da atenção podem ocorrer tanto em distúrbios neurológicos e neuropsicológicos como em transtornos mentais.
b) O Sopor é um estado de marcante turvação da consciência, no qual o paciente pode ser despertado apenas por estímulo enérgico, sobretudo de natureza dolorosa. Embora ainda possa apresentar reações de defesa, ele é incapaz de qualquer ação espontânea.
Certo!
“Sopor. É um estado de marcante turvação da consciência, no qual o paciente pode ser despertado apenas por estímulo enérgico, sobretudo de natureza dolorosa. Aqui, o paciente sempre se mostra evidentemente sonolento. Embora ainda possa apresentar reações de defesa, ele é incapaz de qualquer ação espontânea. A psicomotricidade encontra-se mais inibida do que nos estados de obnubilação. O traçado eletrencefalográfico acha-se globalmente lentificado, podendo surgir as ondas mais lentas, do tipo delta e teta”
c) A alucinose é um fenômeno que, embora se pareça com a alucinação, dela se afasta por não apresentar os aspectos vivos e corpóreos de uma imagem perceptiva real.
Errado. A diferença entre a alucinose e a alucinação é a consciência do indivíduo que aquilo não é real.
“A alucinação denominada alucinose é o fenômeno pelo qual o paciente percebe tal alucinação como estranha à sua pessoa. Assim, os psicopatólogos franceses HenriCharles-Jules Claude (1869-1945) e Henri Ey (1900-1977) afirmavam que o característico das alucinoses é serem adequada e imediatamente criticadas pelo sujeito, reconhecendo seu caráter patológico (Cheniaux, 2005). Na alucinose, embora o doente veja a imagem ou ouça a voz ou o ruído, falta a crença que comumente o alucinado tem em sua alucinação. O indivíduo permanece consciente de que aquilo é um fenômeno estranho, patológico, não tem nada a ver com a sua pessoa, estabelecendo distanciamento entre si e o sintoma. Diz-se que a alucinose é um fenômeno periférico ao Eu, enquanto a alucinação é central ao Eu”
d) As alterações quantitativas da memória envolvem sobretudo a deformação do processo de evocação de conteúdos mnêmicos previamente fixados.
Errado. Essas são alterações qualitativas, as alterações quantitativas são as hipermnésias e as amnésias. e) No pensamento concreto ocorre a distinção entre dimensão abstrata e simbólica e dimensão concreta e imediata dos fatos.
Errado. O pensamento concreto não consegue fazer essa distinção.
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] / Paulo Dalgalarrondo. – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019
Deixe um comentário