Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Fernanda, 25 anos, foi encaminhada para avaliação psicológica devido a suspeita de Transtorno de Personalidade. Durante o processo avaliativo, a psicóloga responsável observou as seguintes características: um grande incômodo quando não é o centro das atenções nas mais diversas situações sociais, mudança brusca das emoções, expressões emocionais superficiais, uso da aparência física como uma forma de chamar a atenção, e a forma de interagir com as pessoas tende a ser sedutora de forma inadequada ou mesmo de forma provocativa sexualmente.

Diante dessas características, qual seria a hipótese diagnóstica da profissional?

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Transtorno de Personalidade Histriônica.

   

  

Diante dessas características, qual seria a hipótese diagnóstica da profissional?

 

Veja os transtornos abordados pela questão:

 

"Transtorno da Personalidade Esquizoide - A. Um padrão difuso de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão de emoções em contextos interpessoais que surgem no início da vida adulta e estão presentes em vários contextos, conforme indicado por quatro (ou mais) dos seguintes: (...)

 

Transtorno da Personalidade Esquizotípica - A. Um padrão difuso de déficits sociais e interpessoais marcado por desconforto agudo e capacidade reduzida para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico, que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes: (...)

 

Transtorno da Personalidade Borderline - A. Um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes: (...)

 

Transtorno da Personalidade Histriônica - A. Um padrão difuso de emocionalidade e busca de atenção em excesso que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes: 

 

1. Desconforto em situações em que não é o centro das atenções.

2. A interação com os outros é frequentemente caracterizada por comportamento sexualmente sedutor inadequado ou provocativo.

3. Exibe mudanças rápidas e expressão superficial das emoções.

4. Usa reiteradamente a aparência física para atrair a atenção para si.

5. Tem um estilo de discurso que é excessivamente impressionista e carente de detalhes.

6. Mostra autodramatização, teatralidade e expressão exagerada das emoções.

7. É sugestionável (i.e., facilmente influenciado pelos outros ou pelas circunstâncias).

8. Considera as relações pessoais mais íntimas do que na realidade são.

 

Transtorno da Personalidade Dependente - A. Uma necessidade difusa e excessiva de ser cuidado que leva a comportamento de submissão e apego que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes: (...)"

 

Fonte: "DSM-V"

 

Com isso, encontramos o transtorno que contém os sintomas citados pela questão na Letra B.


a)  Transtorno de Personalidade Esquizoide.
b)  Transtorno de Personalidade Histriônica.
c)  Transtorno de Personalidade Dependente.
d)  Transtorno de Personalidade Esquizotípica.
e)  Transtorno de Personalidade Boderline.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *