O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, com grande participação genética, que tem início na infância e que pode persistir na vida adulta, compromentendo o funcionamento da pessoa em vários setores de sua vida. Os três grupos de alterações que caracterizam o TDAH são:
- A) interação social, impulsividade e desatenção.
- B) hiperatividade, impulsividade e isolamento social.
- C) hiperatividade, impulsividade e desatenção.
- D) agressividade, impulsividade e desatenção.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) hiperatividade, impulsividade e desatenção.
Gabarito: Letra C
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, com grande participação genética, que tem início na infância e que pode persistir na vida adulta, compromentendo o funcionamento da pessoa em vários setores de sua vida. Os três grupos de alterações que caracterizam o TDAH são:
Vamos relembrar um pouco sobre o TDAH:
“O que é o TDAH? O TDAH é um transtorno neurobiológico, com grande participação genética (isto é, existem chances maiores de ele ser herdado), que tem início na infância e que pode persistir na vida adulta, comprometendo o funcionamento da pessoa em vários setores de sua vida, e se caracteriza por três grupos de alterações: hiperatividade, impulsividade e desatenção.
O que se entende por hiperatividade? Hiperatividade é o aumento da atividade motora. A pessoa hiperativa é inquieta e está quase constantemente em movimento. Quando se trata de criança, os professores descrevem que ela se levanta da carteira a todo instante, mexe com um ou com outro, fala muito. Parece que é elétrica, ou que está com um motorzinho ligado o tempo todo. Raramente consegue ficar sentada, mas se é obrigada a permanecer sentada, se revira, bate com os pés, mexe com as mãos, ou então acaba adormecendo. Dificilmente consegue se interessar por uma brincadeira em que tenha que ficar quieta, mas está sempre correndo, subindo em móveis, árvores, e frequentemente em locais perigosos. Uma criança mais hiperativa nem mesmo para comer consegue sentar, quanto mais para assistir a um programa de televisão, ler um livro ou uma revista.
O que é impulsividade? Impulsividade é a deficiência no controle dos impulsos, é “agir antes de pensar”. Podemos entender impulso como a resposta automática e imediata a um estímulo. Por exemplo, se vemos alguma coisa apetitosa, queremos comê-la; se estamos de dieta, temos que controlar o impulso. Se alguém nos incomoda ou agride, nosso impulso é afastá-lo ou revidar, agredindo-o de volta; mas isto pode ser algo ruim para todos e deve ser controlado. Se observarmos uma criança pequena, fica fácil ter uma ideia do que é impulsividade, porque nessa fase ela naturalmente ainda não desenvolveu nenhum controle dos seus impulsos. Em outras palavras, ela não tem freio. Somente à medida que a criança cresce é que a educação vai criando esse freio interno, através de um processo de inibição da resposta imediata. No TDAH, as reações tendem a ser imediatas, sem reflexão.
E a desatenção, como se apresenta? A falha da atenção pode aparecer de diversas formas. A pessoa não consegue manter a concentração por muito tempo, se começar a ler um livro, na metade da página não consegue lembrar o que acabou de ler. Até mesmo numa conversa é capaz de perder o fio da meada. A desatenção é responsável por erros tolos que o estudante comete em matérias que ele seguramente domina, mas que no momento da prova sua atenção caiu. Outras vezes, a mente da pessoa com TDAH parece que não tem um “filtro”, e por isso qualquer estímulo é capaz de desviar sua atenção. Assim é que numa aula, por exemplo, basta passar alguém no corredor ou acontecer um ruído na rua para deixar a pessoa perdida em relação ao que está sendo falado pelo professor.”
a) interação social, impulsividade e desatenção.
b) hiperatividade, impulsividade e isolamento social.
c) hiperatividade, impulsividade e desatenção.
d) agressividade, impulsividade e desatenção.
Nosso gabarito é Letra C
Deixe um comentário