De acordo com Simões (2019): “É notório como que a tendência à categorização de quadros clínicos, a subsequente demarcação de diagnósticos em nichos específicos e a delimitação de entidades mórbidas em estruturas segmentadas são empenhos que explicitam o modus operandi do Saber Psiquiátrico e a instrumentalização atual do mesmo no meio social, ou seja, a Psicopatologia Contemporânea.” (SIMÕES, 2019, p. 23). A partir do livro de Simões (2019), analise as seguintes afirmações:
I. O cenário da Psicopatologia Contemporânea é orquestrado por uma ferramenta que comporta uma expectativa de localizar o paciente em uma classificação: o DSM – 5 (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).
PORQUE
II. A tarefa terapêutica não pode se tornar mais ágil, a partir de uma classificação, favorecendo a eleição do tratamento correspondente, tanto do ponto de vista farmacológico como psicoterapêutico.
Assinale a alternativa correta:
- A) As afirmações I e II estão corretas e a afirmação II justifica a I
- B) A afirmação I está incorreta e a II está correta
- C) A afirmação I está correta e a II está incorreta
- D) As afirmações I e II estão corretas, mas a afirmação II não justifica a I
Resposta:
A alternativa correta é letra C) A afirmação I está correta e a II está incorreta
Gabarito: Letra C
Certo! Veja:
“Neste contexto, devemos considerar que o cenário da Psicopatologia Contemporânea é notoriamente orquestrado por uma ferramenta pragmática, que comporta uma intensa expectativa de localizar o paciente em uma classificação: o quick DSM-5. Sob este espírito de coleção (elemento x, correspondente ao nicho y) a tarefa terapêutica pode se tomar desde um ponto de ação mais ágil (uma olhadela a jato), favorecendo a eleição do tratamento correspondente ao pathos, tanto do ponto de vista farmacológico como psicoterapêutico.”
Errado. A tarefa terapêutica pode, sim, se tornar mais ágil.
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: Psicanálise e psicopatologia : olhares contemporâneos / organizadores: Alexandre Simões, Gesianni Gonçalves. -- São Paulo : Blucher, 2019
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