O estudo da doença ou transtorno mental é baseado nas ordens das manifestações na psicopatologia. Como qualquer outro objeto, ele começa com um olhar atento ao seu desempenho. Isso significa que, para observar, também é preciso:
- A) Interpretar e ordenar o objeto observado, seguindo uma lógica observacional e classificatória.
- B) Classificar e definir, numa perspectiva bem definida, os fenômenos psicopatológicos.
- C) Seguir uma lógica observacional. Conceitual, bem como classificar e interpretar.
- D) Ordenar o objeto observado em determinada perspectiva, bem como, definir, classificar e interpretar.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Ordenar o objeto observado em determinada perspectiva, bem como, definir, classificar e interpretar.
Gabarito: Letra D
O estudo da doença ou transtorno mental é baseado nas ordens das manifestações na psicopatologia. Como qualquer outro objeto, ele começa com um olhar atento ao seu desempenho. Isso significa que, para observar, também é preciso:
Veja o que diz Dalgalarrondo:
“O estudo da doença ou transtorno mental, como o de qualquer outro objeto, se inicia pela observação cuidadosa de suas manifestações. A observação articulase dialeticamente com a ordenação dos fenômenos. Isso significa que, para observar, também é preciso definir, classificar, interpretar e ordenar o objeto observado em determinada perspectiva, seguindo certa lógica observacional e classificatória. Assim, desde Aristóteles, o problema da classificação está intimamente ligado ao da definição e do conhecimento de modo geral. Segundo ele, definir é indicar o gênero próximo e a diferença específica. Isso quer dizer que definir é, por um lado, afirmar a que o fenômeno definido se assemelha, do que é aparentado, com o que deve ser agrupado (gênero próximo) e, por outro, identificar do que ele se diferencia, ao que é estranho ou oposto (diferença específica). Portanto, na linha aristotélica, o problema da classificação é a questão da unidade e da variedade dos fatos e dos conhecimentos que sobre eles são produzidos.”
a) Interpretar e ordenar o objeto observado, seguindo uma lógica observacional e classificatória.
b) Classificar e definir, numa perspectiva bem definida, os fenômenos psicopatológicos.
c) Seguir uma lógica observacional. Conceitual, bem como classificar e interpretar.
d) Ordenar o objeto observado em determinada perspectiva, bem como, definir, classificar e interpretar.
Tanto a Letra A quanto a letra D estão de acordo com a definição de Dalgalarrondo, o que faz com que a questão pudesse ser anulada.
Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.
Deixe um comentário