Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A psicopatologia, segundo Dalgalarrondo, pode ser delineado como:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Um conjunto de conhecimento ao adoecimento mental do ser humano que se esforça por ser sistemático e elucidativo.

Gabarito: Letra A

A psicopatologia, segundo Dalgalarrondo, pode ser delineado como:
a)  Um conjunto de conhecimento ao adoecimento mental do ser humano que se esforça por ser sistemático e elucidativo.

Certo!

“Campbell (1986) define a psicopatologia como o ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental – suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação. Entretanto, nem todo estudo psicopatológico segue a rigor os ditames de uma ciência sensu strictu. A psicopatologia, em acepção mais ampla, pode ser definida como o conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento mental do ser humano. É um conhecimento que se esforça por ser sistemático, elucidativo e desmistificante. Como conhecimento que visa ser científico, não inclui critérios de valor, nem aceita dogmas ou verdades a priori. O psicopatólogo não julga moralmente o seu objeto, busca apenas observar, identificar e compreender os diversos elementos da doença mental. Além disso, rejeita qualquer tipo de dogma, seja ele religioso, filosófico, psicológico ou biológico; o conhecimento que busca está permanentemente sujeito a revisões, críticas e reformulações.”


b)  Ciência que exige um pensamento teorético que evite a sistematização e que possa ser comunicado de modo claro.

Errado. A psicopatologia busca a sistematização.


c)  Um traquejo que intenta o ser científico e inclui critérios de valor, pois aceita dogmas ou autenticidade.

Errado. A psicopatologia não inclui critérios de valor nem aceita dogmas.


d)  Como ciência dos transtornos mentais que se esgotou os manejos científicos e públicos constante de demandas encontradas.

Errado. Os manejos científicos não foram esgotados.

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais  – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *