Considere as seguintes descrições clínicas:
I– Instabilidade persistente do humor que comporta numerosos períodos de depressão ou de leve elação, nenhum deles suficientemente grave ou prolongado para responder aos critérios de um transtorno afetivo bipolar ou de um transtorno depressivo recorrente.
II– Rebaixamento crônico do humor, persistindo ao menos por vários anos, mas cuja gravidade não é suficiente ou na qual os episódios individuais são muito curtos para responder aos critérios de transtorno depressivo recorrente grave, moderado ou leve.
Assinale a opção que apresenta correta e respectivamente as hipóteses diagnósticas das descrições clínicas acima, com base na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 (1993).
- A) Distimia e Ciclotimia.
- B) Ciclotimia e Distimia.
- C) Transtorno misto ansioso e depressivo e Distimia.
- D) Ciclotimia e Alexitimia.
- E) Distimia e Esquizofrenia.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Ciclotimia e Distimia.
Observe os transtornos, segundo o CID-10:
F34.0 Ciclotimia
Instabilidade persistente do humor que comporta numerosos períodos de depressão ou de leve elação nenhum deles suficientemente grave ou prolongado para responder aos critérios de um transtorno afetivo bipolar (F31.-) ou de um transtorno depressivo recorrente (F33.-). O transtorno se encontra freqüentemente em familiares de pacientes que apresentam um transtorno afetivo bipolar. Algumas pessoas ciclotímicas apresentarão elas próprias ulteriormente um transtorno afetivo bipolar.
F34.1 Distimia
Rebaixamento crônico do humor, persistindo ao menos por vários anos, mas cuja é gravidade não é suficiente ou na qual os episódios individuais são muito curtos para responder aos critérios de transtorno depressivo recorrente grave, moderado ou leve (F33.-).F41.2 Transtorno misto ansioso e depressivo
Esta categoria deve ser utilizada quando o sujeito apresenta ao mesmo tempo sintomas ansiosos e sintomas depressivos, sem predominância nítida de uns ou de outros, e sem que a intensidade de uns ou de outros seja suficiente para justificar um diagnóstico isolado. Quando os sintomas ansiosos e depressivos estão presentes simultaneamente com uma intensidade suficiente para justificar diagnósticos isolados, os dois diagnósticos devem ser anotados e não se faz um diagnóstico de transtorno misto ansioso e depressivo. Depressão ansiosa (leve ou não-persistente).F20 Esquizofrenia
Os transtornos esquizofrênicos se caracterizam em geral por distorções fundamentais e características do pensamento e da percepção, e por e afetos inapropriados ou embotados. Usualmente mantém-se clara a consciência e a capacidade intelectual, embora certos déficits cognitivos possam evoluir no curso do tempo. Os fenômenos psicopatológicos mais importantes incluem o eco do pensamento, a imposição ou o roubo do pensamento, a divulgação do pensamento, a percepção delirante, idéias delirantes de controle, de influência ou de passividade, vozes alucinatórias que comentam ou discutem com o paciente na terceira pessoa, transtornos do pensamento e sintomas negativos. (...)
Fonte: CID-10
Com isso, podemos classificar corretamente as descrições clínicas abaixo.
I- Instabilidade persistente do humor que comporta numerosos períodos de depressão ou de leve elação, nenhum deles suficientemente grave ou prolongado para responder aos critérios de um transtorno afetivo bipolar ou de um transtorno depressivo recorrente. (Ciclotimia)
II- Rebaixamento crônico do humor, persistindo ao menos por vários anos, mas cuja gravidade não é suficiente ou na qual os episódios individuais são muito curtos para responder aos critérios de transtorno depressivo recorrente grave, moderado ou leve. (Distimia)
Portanto, a descrição I é sobre a Ciclotimia e a descrição II é sobre a Distimia. Encontramos a resposta na Letra B.
Assinale a opção que apresenta correta e respectivamente as hipóteses diagnósticas das descrições clínicas acima, com base na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 (1993).
a) Distimia e Ciclotimia.
b) Ciclotimia e Distimia.
c) Transtorno misto ansioso e depressivo e Distimia.
d) Ciclotimia e Alexitimia.
e) Distimia e Esquizofrenia.
Deixe um comentário