Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em 2002, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou a violência como um dos maiores problemas de saúde pública, definindo-a como o uso intencional da força física ou do poder, real ou por ameaça contra a própria pessoa, contra outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade, que possa resultar ou tenha alta probabilidade de causar morte, lesão, dano psicológico, problemas de desenvolvimento ou privação de direitos.

Sobre o transtorno de estresse pós-traumático, assinale a afirmativa incorreta.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) A pessoa com TEPT apresenta leves prejuízos funcionais, sociais, interpessoais, sem danos profissionalmente.

   

  

Sobre o transtorno de estresse pós-traumático, assinale a afirmativa incorreta.


a)  A característica essencial do transtorno de estresse pós-traumático é o desenvolvimento de sintomas característicos após a exposição a um ou mais eventos traumáticos.

 

Essa alternativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"A característica essencial do transtorno de estresse pós-traumático é o desenvolvimento de sintomas característicos após a exposição a um ou mais eventos traumáticos. As reações emocionais ao evento traumático (p. ex., medo, desespero, horror) não fazem mais parte do Critério A. A apresentação clínica do TEPT varia. Em alguns indivíduos, sintomas de revivência do medo, emocionais e comportamentais podem predominar. Em outros, estados de humor anedônicos ou disfóricos e cognições negativas podem ser mais perturbadores. Em alguns outros, a excitação e sintomas reativos externalizantes são proeminentes, enquanto em outros, sintomas dissociativos predominam. Por fim, algumas pessoas exibem combinações desses padrões de sintomas."

 

Fonte: DSM-V

 

Assertiva Correta.


b)  As primeiras observações realizadas sobre os seus efeitos foram registradas a partir de estudos com veteranos de guerra.
 

Essa afirmativa também está de acordo com a literatura. Veja:

 

"O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), caracterizado basicamente como um conjunto de sintomas envolvendo altos níveis de ansiedade e momentos em que o indivíduo tem a impressão de estar revivendo o evento traumático experienciado, é um transtorno bastante prevalente, atingindo cerca de 6,8% da população geral (Kessler e colaboradores, 2005a). As primeiras observações realizadas sobre os seus efeitos foram registradas a partir de estudos com veteranos de guerra (Schestatsky, Shansis, Ceitlin, Abreu & Hauck, 2003; Sher, 2004). Posteriormente, os critérios diagnósticos que caracterizavam o TEPT foram modificados ao longo das diferentes edições do Manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais (DSM; American Psychiatric Association [APA], 1980; 1987; 1994; 2002) numa tentativa de melhor compreender as peculiaridades do transtorno bem como de diferenciá-lo de outros transtornos possíveis, como, por exemplo, o transtorno de estresse agudo (TEA)."

 

Fonte: "Transtorno de estresse pós-traumático: evolução dos critérios diagnósticos e prevalência" (Sbardelloto et al.)

 

Assertiva Correta.

 

c)  A pessoa com TEPT apresenta leves prejuízos funcionais, sociais, interpessoais, sem danos profissionalmente.
 

Essa afirmativa não está de acordo com o seguinte critério diagnóstico de TEPT:

 

"G. A perturbação causa sofrimento clinicamente significativo e prejuízo social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo."

 

Fonte: DSM-V

 

Assertiva Falsa.

 

d)  Os eventos estressores apontados como mais favoráveis para o desenvolvimento de situações traumáticas podem ser categorizados em três grandes grupos: eventos intencionais provocados pelo homem, eventos não-intencionais provocados pelo homem e eventos provocados pela natureza.
 

Assertiva de acordo com o texto abaixo:

 

"Os eventos estressores apontados como mais favoráveis para o desenvolvimento de situações traumáticas podem ser categorizados em três grandes grupos: eventos intencionais provocados pelo homem, eventos não-intencionais provocados pelo homem e eventos provocados pela natureza (Schiraldi, 1999). No primeiro grupo, entre os eventos intencionais provocados pelo homem, podemos citar: guerra civil, incesto, estupro, sedução, tortura física ou emocional, assalto, crime violento sofrido pela própria pessoa ou por pessoas afetivamente significativas, terrorismo, participação em atrocidades violentas, alcoolismo e uso de drogas, suicídio, mutilação por acidente ou provocada por outro indivíduo. No segundo grupo, com relação aos eventos não intencionais provocados pelo homem, encontram-se incêndios, explosões, queda de pontes e viadutos, acidentes automobilísticos, aéreos e aquáticos e perda de parte do corpo em ambiente de trabalho. No terceiro grupo, entre os desastres naturais, incluem-se tornado, avalanche, erupção vulcânica, ataques de animais, terremoto, furacão, enchentes e epidemias (Schiraldi, 1999)."

 

Fonte: "Transtorno de estresse pós-traumático: evolução dos critérios diagnósticos e prevalência" (Sbardelloto et al.)

 

Assertiva Correta.

 

e)  Os níveis extremos de ansiedade interferem no sono, nos níveis de energia e consequentemente na capacidade de realizar tarefas.

 

Essa afirmativa está de acordo com o seguinte trecho do DSM-V:

 

"O prejuízo funcional nos domínios social, interpessoal ou profissional tem sido demonstrado entre sobreviventes de acidentes, assalto e estupro que desenvolvem transtorno de estresse agudo. Os níveis extremos de ansiedade que podem estar associados ao transtorno podem interferir no sono, nos níveis de energia e na capacidade de realizar tarefas. A evitação no transtorno de estresse agudo pode resultar em afastamento generalizado de muitas situações percebidas como potencialmente ameaçadoras, o que pode levar ao não comparecimento a consultas médicas, à evitação de dirigir para compromissos importantes e ao absenteísmo no trabalho."

 

Fonte: DSM-V

 

Contudo, é um texto que fala sobre o Transtorno de Estresse Agudo. É possível, portanto, fazer recurso.

 

Assertiva Correta.

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *