Um estudo epidemiológico recente sugeriu que a prevalência do TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) na população geral pode ser estimada em 6,8% (Kessler et al., 2005). Diante disso, o TEPT tem sido considerado o quarto transtorno mental mais comum (Yehuda, 2002), produzindo consequências sociais e econômicas significativas (Ballenger et al., 2004).
(Cordioli, Volpato et al.)
Sobre o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), assinale a afirmativa correta.
- A) Apresenta elevada comorbidade com transtornos de pânico, agorafobia e transtornos de ansiedade.
- B) É um transtorno que acomete não apenas adultos, mas também possui elevada prevalência na infância.
- C) Pacientes diagnosticados apresentam sofrimento significativo; porém, conseguem manter sua rotina funcional sem prejuízos.
- D) Está fortemente associado à exposição a diferentes tipos de violência, pesquisas revelam que países desenvolvidos não sugerem aumento deste transtorno.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) É um transtorno que acomete não apenas adultos, mas também possui elevada prevalência na infância.
Um estudo epidemiológico recente sugeriu que a prevalência do TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) na população geral pode ser estimada em 6,8% (Kessler et al., 2005). Diante disso, o TEPT tem sido considerado o quarto transtorno mental mais comum (Yehuda, 2002), produzindo consequências sociais e econômicas significativas (Ballenger et al., 2004).
(Cordioli, Volpato et al.)
Sobre o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), assinale a afirmativa correta.
A questão está baseada no seguinte texto:
"O TEPT está fortemente associado à exposição a diferentes tipos de violência. Considerando as elevadas taxas de violência urbana e interpessoal nas grandes cidades, estima-se que a ocorrência desse transtorno tende a crescer. Além disso, há uma tendência ao aumento da prevalência do TEPT em países em desenvolvimento, nos quais a disponibilidade de recursos para apoio às vítimas é deficitária (Kar; Bastia, 2006).
O TEPT é um transtorno que acomete não apenas adultos, mas também possui elevada prevalência na infância. Os principais agentes traumáticos aos quais uma criança poderá estar exposta dizem respeito à negligência, abusos psicológicos e abusos físicos e sexuais decorrentes da interação familiar e com altíssimos índices estatísticos de ocorrência (Caminha; Habigzang; Bellé, 2003). Dessa forma, nas últimas décadas, evidências empíricas suficientes foram reunidas demonstrando como eventos estressores traumáticos ocorridos na infância (Flores; Kristensen; Salzano, 1998; Kristensen; Oliveira; Flores, 1999) e na adolescência (Kristensen et al., 2004) são relativamente comuns e afetam profundamente o desenvolvimento do indivíduo (Cicchetti; Toth, 2005; Perrin; Smith; Yule, 2000). Devido a essas mudanças, tanto o refinamento dos critérios diagnósticos quanto a proposição de intervenções terapêuticas especificamente direcionadas ao TEPT na infância foram estabelecidas (American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 1998).
(...)Nos pacientes com TEPT, há risco aumentado para outros transtornos do espectro da ansiedade, como o transtorno de pânico, agorafobia, transtorno obsessivo-compulsivo, fobia social e fobias específicas (Kessler et al., 1995). Adicionalmente, o TEPT apresenta elevada co-morbidade com os transtornos de humor e os transtornos relacionados a substâncias (Kessler et al., 2005). A presença de co-morbidades representa um desafio clínico importante no tratamento do TEPT, em particular quando emergências psiquiátricas, como o risco de suicídio ou de intoxicação por abuso de substâncias, são identificadas.
Critérios Diagnósticos
O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é definido no DSM-IV-TR (American Psychiatric Association, 2002) como uma resposta sintomática envolvendo revivência, evitação e entorpecimento, e excitabilidade aumentada devido a um evento estressor. O TEPT resulta em sofrimento significativo ou mesmo prejuízos funcionais, com presença de sintomas por mais de um mês. Ainda que alguma controvérsia exista sobre os critérios diagnósticos atuais do TEPT (Ballenger et al., 2004; Kristensen; Parente; Kaszniak, 2005; Mylle; Maes, 2004), o sistema classificatório do DSM representou um avanço considerável no reconhecimento desse transtorno. Os critérios diagnósticos do TEPT são apresentados no Quadro 27.1."
Fonte: "Psicoterapias: Abordagens Atuais" (Cordioli)
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
a) Apresenta elevada comorbidade com transtornos de pânico, agorafobia e transtornos de ansiedade.
b) É um transtorno que acomete não apenas adultos, mas também possui elevada prevalência na infância.
c) Pacientes diagnosticados apresentam sofrimento significativo; porém, conseguem manter sua rotina funcional sem prejuízos.
d) Está fortemente associado à exposição a diferentes tipos de violência, pesquisas revelam que países desenvolvidos não sugerem aumento deste transtorno.
Deixe um comentário