Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Nesta questão serão abordados os transtornos mentais nos quais os sintomas ansiosos configuram formas “puras” ou “quase puras” de transtornos de ansiedade ou aqueles nos quais a ansiedade tem importância central ou muito relevante.

Assinale a alternativa CORRETA:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) O Transtorno de Ansiedade de Separação pode ocorrer em adultos em casos com o(a) companheiro(a) romântico(a) (separar-se do(a) namorado(a) ou esposo(a).

   

  

Assinale a alternativa CORRETA:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"As síndromes ansiosas representam os transtornos mentais mais frequentes e apresentam, mundo afora, prevalência na vida em torno de até 17 a 30% e, no último ano, em torno de até 11 a 18% (Somers et al., 2006; Kessler et al., 2007; Remes et al., 2016).

 

Transtorno de ansiedade de separação (CID-11 e DSM-5)

 

Sobretudo em crianças, pode haver medo e ansiedade importantes relacionados a separar-se de pessoas significativas, percebidas como protetoras (mães, avós, pais, entre outras). Tipicamente, a criança tem muito medo e ansiedade de, para ir à escola, separar-se da mãe ou de outros membros da família. Chora muito, fica muito ansiosa e amedrontada, tem medo de que algo muito ruim ocorra. A criança muitas vezes pede ou exige que a mãe fique com ela na sala de aula. Também pode ter dificuldades em dormir sozinha e/ou ter pesadelos relacionados à separação. Em adultos, isso pode ocorrer com o(a) companheiro(a) romântico(a) (separar-se do[a] namorado[a] ou esposo[a]). Para o diagnóstico, os sintomas devem durar muitos meses e ser suficientemente graves, prejudicando o desenvolvimento escolar, pessoal e social da criança, adolescente ou adulto.

(...)

 

Crises de Ansiedade, Crises de Pânico

(...)

Além disso, ocorre com frequência nas crises de pânico um considerável medo de ter um ataque do coração, um infarto, de morrer e/ou enlouquecer. As crises são de início abrupto (chegam ao pico em 5 a 10 minutos) e de curta duração (duram em geral 15 minutos, raramente mais de 1 hora). São muitas vezes desencadeadas por determinadas condições, como estar em aglomerados humanos, ficar “preso” (ou com dificuldade para sair) em congestionamentos no trânsito, supermercados com muita gente, shopping centers ou estar em situações de ameaça (Costa Pereira, 1997).

(...)

 

Transtorno de ansiedade generalizada

 

O quadro de TAG caracteriza-se pela presença de sintomas ansiosos excessivos, na maior parte dos dias, por vários meses. A pessoa vive angustiada, tensa, preocupada, permanentemente nervosa ou irritada.

(...)

Transtorno de Pânico

 

O transtorno de pânico pode ou não ser acompanhado de agorafobia, ou seja, muito desconforto e fobia de lugares amplos e aglomerações (Nardi; Valença, 2005)."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra E.

 

Observação: não há afirmação de Dalgalarrondo que a ansiedade é, em si, um transtorno mental. Portanto, é possível abrir recurso. 

Veja como o autor define ansiedade:

 

"A ansiedade é definida como estado de humor desconfortável, apreensão negativa em relação ao futuro, inquietação interna desagradável. Inclui manifestações somáticas e fisiológicas (dispneia ou desconforto respiratório, taquicardia, vasoconstrição ou vasodilatação, tensão muscular, parestesias, tremores, sudorese, tontura, etc.) e manifestações psíquicas (inquietação interna, apreensão desagradável, desconforto mental, expectativa ruim em relação ao futuro, etc.)"

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)


a)  As crises de pânico são de início demorado (30 minutos a 1 hora) e de longa duração (duram em geral mais de 1 hora).
 

b)  O quadro de Transtorno de Ansiedade Generalizada caracteriza-se pela presença de sintomas ansiosos leves, na maior parte dos dias, por vários meses.


c)  Ansiedade não é um transtorno mental.


d)  O transtorno do pânico nunca é acompanhado de agorafobia, ou seja, muito desconforto e fobia de lugares amplos e aglomerações.


e)  O Transtorno de Ansiedade de Separação pode ocorrer em adultos em casos com o(a) companheiro(a) romântico(a) (separar-se do(a) namorado(a) ou esposo(a).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *