São quatro os principais tipos de memória que correspondem a estruturas cerebrais diversas. Esses quatro tipos são afetados de forma diferente nas doenças e condições que diminuem ou destroem a memória.
Sobre os tipos de memória assinale a alternativa CORRETA:
- A) Memória de procedimento se refere ao aprendizado, à conservação e a utilização do arquivo geral de conceitos e conhecimento do indivíduo (os chamados conhecimentos gerais sobre o mundo).
- B) A doença de Parkinson é a condição mais frequente em que se observa perda da memória de procedimento.
- C) São exemplos de memória episódica ouvir um número telefônico e retê-lo na mente para, em seguida, discá-lo, assim como, ao dirigir em uma cidade desconhecida, perguntar sobre um endereço, receber a informação e a sugestão do trajeto e, mentalmente, executar o itinerário de forma progressiva.
- D) Memória semântica trata-se de um tipo de memória automática, não consciente. Exemplo desse tipo de memória são habilidade motoras e perceptuais mais ou menos complexas (andar de bicicleta, digitar no computador, tocar um instrumento musical, bordar, etc.).
- E) A memória de trabalho trata-se de memória explícita, de médio e longo prazo, relacionada a eventos específicos da experiência pessoal do indivíduo, ocorridos em determinado contexto.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) A doença de Parkinson é a condição mais frequente em que se observa perda da memória de procedimento.
Sobre os tipos de memória assinale a alternativa CORRETA:
A questão está baseada no seguinte texto:
"Memória de trabalho
A memória de trabalho (working memory) é, na verdade, a combinação de habilidades de atenção (capacidade de prestar atenção e de concentração) e da memória imediata. São exemplos de memória de trabalho o ouvir um número telefônico, retê-lo na mente, para, em seguida, discar, assim como, quando ao dirigir em uma cidade desconhecida, perguntar sobre um endereço, receber a informação e a sugestão do trajeto e, mentalmente, executar o itinerário de forma progressiva. A memória de trabalho é, de modo geral, explícita e declarativa.
(...)Memória de procedimentos
Trata-se de um tipo de memória automática, geralmente não-consciente. Exemplos desse tipo de memória são habilidades motoras e perceptuais mais ou menos complexas (andar de bicicleta, digitar no computador, tocar um instrumento musical, bordar, etc.), habilidades visuoespaciais (como a capacidade de aprender soluções de labirintos e quebra-cabeças) e habilidades automáticas relacionadas ao aprendizado de línguas (regras gramaticais incorporadas na fala automaticamente, decorar a conjugação de verbos de uma língua estrangeira, etc.).(...)
Memória semântica
Esse tipo de memória se refere a aprendizado, conservação e utilização de algo que pode ser designado como o arquivo geral de conceitos e conhecimentos factuais do indivíduo. Assim, conhecimentos como a cor de um leão (marrom) ou de um papagaio (verde), ou quem foi o maior jogador de futebol do Brasil (Pelé) são de caráter geral e se cristalizam por meio da linguagem, ou seja, também são de caráter semântico. Assim como a memória episódica, a memória semântica é sempre explícita e declarativa.(...)
Memória episódica
Esta é possivelmente a forma mais relevante de memória para a clínica neurológica, psiquiátrica e neuropsicológica. Trata-se de uma forma de memória explícita e declarativa relacionada a eventos específicos da experiência pessoal do indivíduo, ocorridos em determinado contexto. Relatar o que foi feito na noite anterior é um típico exemplo de memória episódica. Esta corresponde a eventos concretos, comumente autobiográficos, bem-circunscritos em determinado momento e local. Refere-se, assim, à recordação consciente de fatos reais. A perda da memória episódica em geral se evidencia para eventos autobiográficos recentes, mas, com o evoluir da doença, pode incluir elementos mais antigos. Nesse sentido, a perda de memória episódica obedece à lei de Ribot (perdem-se primeiro os elementos recentemente adquiridos e, de- pois, os mais antigos).
(...)VALOR DIAGNÓSTICO DAS ALTERAÇÕES DA MEMÓRIA DE PROCEDIMENTOS
De modo geral, esse tipo de memória não fica gravemente prejudicado na demência de Alzheimer, apresentando-se mais deteriorado (sobretudo como perda da capacidade de aprendizado motor) em outras doenças degenerativas que envolvem habilidades psicomotoras. A doença de Parkinson (assim como a síndrome de Parkinson por causas vasculares, tumorais, etc.) é a condição mais freqüente em que se observa perda da memória de procedimentos. Outras doenças que comprometem a memória de procedimentos são: coréia de Huntington, paralisia supranuclear progressiva e degeneração olivopontocerebelar. Também os tumores, os acidentes vasculares, as hemorragias e outras lesões nos núcleos da base ou no cerebelo podem prejudicar a memória de procedimentos. Pacientes nas fases iniciais da doença de Parkinson e da coréia de Huntington (assim como na degeneração olivopontocerebelar e paralisia supranuclear progressiva) apresentam desempenho quase normal em testes de memória episódica, mas revelam acentuada incapacidade para aprender novas habilidades motoras, visuoespaciais e lingüísticas."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Portanto, encontramos a resposta na Letra B.
a) Memória de procedimento se refere ao aprendizado, à conservação e a utilização do arquivo geral de conceitos e conhecimento do indivíduo (os chamados conhecimentos gerais sobre o mundo).
b) A doença de Parkinson é a condição mais frequente em que se observa perda da memória de procedimento.
c) São exemplos de memória episódica ouvir um número telefônico e retê-lo na mente para, em seguida, discá-lo, assim como, ao dirigir em uma cidade desconhecida, perguntar sobre um endereço, receber a informação e a sugestão do trajeto e, mentalmente, executar o itinerário de forma progressiva.
d) Memória semântica trata-se de um tipo de memória automática, não consciente. Exemplo desse tipo de memória são habilidade motoras e perceptuais mais ou menos complexas (andar de bicicleta, digitar no computador, tocar um instrumento musical, bordar, etc.).
e) A memória de trabalho trata-se de memória explícita, de médio e longo prazo, relacionada a eventos específicos da experiência pessoal do indivíduo, ocorridos em determinado contexto.
Deixe um comentário