As psicoses são transtornos mentais que afetam a capacidade da pessoa de discernir entre o que é e o que não é real.
Sobre psicoses, assinale a alternativa CORRETA:
- A) A esquizofrenia é considerada o tipo de psicose menos grave porque seus sintomas são menos intensos e persistentes, apesar de poder levar à deterioração de funções cognitivas e sociais, e acarretar prejuízos na vida pessoal e familiar.
- B) Delírio não é um dos sintomas de psicose.
- C) Os delírios são alterações dos sentidos (também chamados alterações da sensopercepção, ou relacionadas aos sentidos da audição, visão, olfato, tato e paladar . Os delírios são vivenciados quando o indivíduo ouve, vê ou sente coisas que outras pessoas usualmente não percebem.
- D) Os sintomas mais característicos das psicoses são: delírios, alucinações, desorganização do pensamento e da comunicação, e isolamento social.
- E) As alucinações podem ser descritas como falsas crenças fixas a respeito da realidade, alterações do pensamento que colocam o indivíduo frente a uma percepção falsa ou sem sentido dos acontecimentos à sua volta.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Os sintomas mais característicos das psicoses são: delírios, alucinações, desorganização do pensamento e da comunicação, e isolamento social.
Para a compreensão do assunto que traz esta questão, dividiu-se a análise em três partes:
1) O que é psicose?
2) Principais sintomas: delírios e alucinações
3) Análise das alternativas
1) O que é psicose?
Com base na publicação “Guia Prático sobre Psicoses para profissionais da Atenção Básica” (2014), acompanhe os recortes textuais a seguir sobre o assunto:
- As psicoses são transtornos mentais que afetam a capacidade da pessoa de discernir entre o que é e o que não é real. Seus sintomas mais característicos, são: delírios, alucinações, desorganização do pensamento e da comunicação, e isolamento social.
- A esquizofrenia é considerada o tipo de psicose mais grave porque seus sintomas são mais intensos e persistentes, podendo levar à deterioração de funções cognitivas e sociais, e acarretar maior prejuízo na vida pessoal e familiar. A esquizofrenia começa em geral entre as idades de dezesseis e vinte e cinco anos, mas a dificuldade de se reconhecer e compreender a doença geralmente retarda o diagnóstico e o início do tratamento correto. O diagnóstico precoce das psicoses e da esquizofrenia pode contribuir para o melhor tratamento, e assim diminuir o sofrimento e a incapacidade gerada pela doença.
- Entre os sintomas mais comuns presentes nas psicoses estão os delírios e as alucinações.
2) Principais sintomas: delírios e alucinações
Ainda com base no guia supracitado, tem-se o seguinte sobre delírios e alucinações:
- Delírios: os delírios podem ser descritos como falsas crenças fixas a respeito da realidade, alterações do pensamento que colocam o indivíduo frente a uma percepção falsa ou sem sentido dos acontecimentos à sua volta. Exemplos comuns de delírios são a convicção de que outras pessoas o perseguem ou a ideia fixa de que se tem uma missão grandiosa à realizar na Terra.
- Alucinações: as alucinações são vivenciadas quando o indivíduo ouve, vê ou sente coisas que outras pessoas usualmente não percebem. Podem se tratar, por exemplo, de ouvir vozes sussurrando, conversando entre si ou julgando as ações da pessoa que as ouve. As alucinações auditivas são as mais comuns na psicose, mas ocorrem também com certa frequência as alucinações olfativas (tais como sentir cheiros inexistentes) e visuais (como ver coisas ou pessoas que outros não vêem).
3) Análise das alternativas
a) A esquizofrenia é considerada o tipo de psicose menos grave porque seus sintomas são menos intensos e persistentes, apesar de poder levar à deterioração de funções cognitivas e sociais, e acarretar prejuízos na vida pessoal e familiar.
INCORRETA. Corrigindo: ao contrário disto, conforme supracitado “a esquizofrenia é considerada o tipo de psicose mais grave porque seus sintomas são mais intensos e persistentes”, portanto, opção ERRADA.
b) Delírio não é um dos sintomas de psicose.
INCORRETA. Corrigindo: entre os sintomas mais comuns presentes nas psicoses estão os delírios e as alucinações.
c) Os delírios são alterações dos sentidos (também chamados alterações da sensopercepção, ou relacionadas aos sentidos da audição, visão, olfato, tato e paladar. Os delírios são vivenciados quando o indivíduo ouve, vê ou sente coisas que outras pessoas usualmente não percebem.
INCORRETA. As informações elencadas são mais compatíveis com sintomas de alucinação.
d) Os sintomas mais característicos das psicoses são: delírios, alucinações, desorganização do pensamento e da comunicação, e isolamento social.
CORRETA. A informação é corroborada pela publicação supracitada, portanto, opção CERTA.
e) As alucinações podem ser descritas como falsas crenças fixas a respeito da realidade, alterações do pensamento que colocam o indivíduo frente a uma percepção falsa ou sem sentido dos acontecimentos à sua volta.
INCORRETA. As informações elencadas são mais compatíveis com sintomas de delírio.
_______________
Fonte consultada:
ABRE - Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia. Guia Prático sobre Psicoses para Profissionais da Atenção Básica. 1ª edição. Junho, 2014.
Deixe um comentário