Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A depressão pós-parto é um problema de saúde pública relevante, com consequências graves para o sistema familiar, com possibilidade de custos elevados para a comunidade e significativas repercussões e impactos para a mãe e para a criança. Relacione adequadamente as colunas, considerando as repercussões e os impactos para mãe e para a criança.

1. Mãe.

2. Criança.

( ) Problemas comportamentais e emocionais.

( ) Menor envolvimento emocional na interação.

( ) Comprometimento cognitivo e da saúde física.

( ) Comportamentos autolesivos, hostilidade e irritabilidade.

( ) Níveis mais elevados de ansiedade e maior número de outros sintomas psiquiátricos.

A sequência está correta em

Resposta:

A alternativa correta é letra D) 2, 1, 2, 1, 1.

   

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A DPP é um problema de saúde pública relevante com consequências graves para o sistema familiar (mãe, bebé e toda a família), e que pode ter custos económicos elevados para a comunidade.

 

No que respeita às consequências para a mãe, a DPP está associada a: níveis mais elevados de ansiedade e a um maior número de outros sintomas psiquiátricos; menor autoestima materna e menos confiança no desempenho do papel parental; mais problemas de saúde física, mais comportamentos autolesivos e menor autocuidado (e.g., menor adesão a tratamentos médicos, automedicação, nutrição desadequada; Milgrom et al., 1999; O'Hara & McCabe, 2013; Tronick & Reck, 2009).

 

Adicionalmente, têm sido demonstradas consequências da DPP para a criança, quer nos primeiros meses após o seu nascimento, quer durante os seus primeiros anos de vida. Especificamente, a investigação tem demonstrado de forma consistente que os sintomas depressivos maternos experienciados nos primeiros meses pós-parto podem comprometer o desenvolvimento da criança, em particular o seu desenvolvimento cognitivo (Kingston, Tough, & Whitfield, 2012). Além disso, existe alguma evidência de que a DPP está também associada ao comprometimento da saúde física da criança (e.g., pobre funcionamento cardiovascular, maior número de inspeções respiratórias e gastrointestinais) (O'Hara & McCabe, 2013). Foi também identificada uma associação entre a DPP e problemas comportamentais e emocionais na criança, incluindo problemas internalizantes e externalizentes (O'Hara & McCabe, 2013). A cronicidade da sintomatologia depressiva materna (isto é, a exposição da criança, de forma prolongada, a sintomatologia depressiva) parece ter um papel muito significativo na determinaçao das consequências adversas para o bebé/criança (O'Hara & McCabe, 2013).

 

A sintomatologia depressiva e os défices comportamentais daí decorrentes parecem também ter influência no desempenho do papel parental e na relação mãe-criança. Na interação com a criança, as mães deprimidas apresentam, por comparação às mães sem sintomatologia depressiva (Field, 2010; O'Hara, 2009) :

  • Menor emotividade positiva, maior hostilidade e irritabilidade;

  • Menor envolvimento emocional nas interações;

  • Alternância entre distanciamento (pouca estimulação, afastamento da criança) e intrusividade (controlo, sobre-estimulação) na relação com a criança;

  • Menor contingência na resposta à criança;

  • Menos interações face-a-face com a criança (e.g., vocalizações, sorrisos, imitaçoes, brincadeira), que são habitualmente um contexto importante para a aprendizagem de competências de comunicação da criança;

  • Menor envolvimento em atividades enriquecedoras com a criança (e.g., atividades de leitura, jogos)."

 

Fonte: "Depressão Pós-Parto" (Fonseca e Navarro)

 

Com isso, podemos relacionar as colunas abaixo.

  

( 2 ) Problemas comportamentais e emocionais.

( 1 ) Menor envolvimento emocional na interação.

( 2 ) Comprometimento cognitivo e da saúde física.

( 1 ) Comportamentos autolesivos, hostilidade e irritabilidade.

( 1 ) Níveis mais elevados de ansiedade e maior número de outros sintomas psiquiátricos.

 

Portanto, a sequência ficou 2 1 2 1 1. Encontramos a resposta na Letra D.

 

A sequência está correta em


a)  2, 2, 1, 1, 2.
b)  1, 2, 1, 1, 1.
c)  1, 2, 1, 2, 1.
d)  2, 1, 2, 1, 1.
e)  1, 1, 2, 2, 1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *