Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com o DSM-V, os transtornos bipolares são classificados em dois subtipos, o Transtorno Bipolar tipo I e o Transtorno Bipolar tipo II. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. O episódio de hipomania pode apresentar características psicóticas.

II. O transtorno bipolar tipo II é uma condição mais leve que o transtorno bipolar tipo I.

III. O transtorno bipolar tipo I se refere ao que anteriormente era nomeado doença maníaco-depressiva.

IV. Para o diagnóstico de transtorno bipolar tipo I é preciso de apenas um episódio de mania, não sendo necessária a presença de episódio depressivo.

Está correto o que se afirma apenas em

Resposta:

A alternativa correta é letra B) III e IV.

Gabarito Letra B

 

 Errado. Se há características psicóticas, o episódio é de mania, e não de hipomania.

 

 Errado. Esse é um entendimento que não é mais aceito.

“O transtorno bipolar tipo II, que requer um ou mais episódios depressivos maiores e pelo menos um episódio hipomaníaco durante o curso da vida, não é mais considerado uma condição “mais leve” que o transtorno bipolar tipo I, em grande parte em razão da quantidade de tempo que pessoas com essa condição passam em depressão e pelo fato de a instabilidade do humor vivenciada ser tipicamente acompanhada de prejuízo grave no funcionamento profissional e social. O diagnóstico de transtorno ciclotímico é feito em adultos que têm pelo menos dois anos (um ano em crianças) de períodos hipomaníacos e depressivos, sem jamais atender aos critérios para um episódio de mania, hipomania ou depressão maior.”

 

Certo!

 “Os critérios para transtorno bipolar tipo I representam o entendimento moderno do transtorno maníaco-depressivo clássico, ou psicose afetiva, descrito no século XIX. Diferem da descrição clássica somente no que se refere ao fato de não haver exigência de psicose ou de experiência na vida de um episódio depressivo maior. No entanto, a vasta maioria dos indivíduos cujos sintomas atendem aos critérios para um episódio maníaco também tem episódios depressivos maiores durante o curso de suas vidas”

 

Certo! A exigência para diagnóstico de transtorno bipolar tipo I é um episódio de mania, que pode ou não ser antecedido ou seguido de episódios depressivos ou hipomaníacos.

“Para diagnosticar transtorno bipolar tipo I, é necessário o preenchimento dos critérios a seguir para um episódio maníaco. O episódio maníaco pode ter sido antecedido ou seguido por episódios hipomaníacos ou depressivos maiores.”

 

Assim, apenas III e IV estão corretas.

Gabarito Letra B

Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *