Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com relação à neuropsicologia do transtorno depressivo maior, julgue os itens a seguir.

I. Há um consenso na literatura de que existe um comprometimento de múltiplos domínios cognitivos.

II. Um modelo neurobiológico sobre a depressão sugere que existe uma atividade excessiva em áreas límbicas e inibição em áreas pré-frontais.

III. Os sintomas emocionais e motivacionais parecem estar relacionados ao déficit nas funções executivas.

Assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Todos os itens estão certos.

Gabarito Letra D

 

Certo! No transtorno depressivo maior geralmente há comprometimento da atenção, da memória, da aprendizagem, entre outras funções.

 

Certo! O sistema límbico e as áreas pré-frontais são as principais áreas cerebrais envolvidas na depressão.

 

Certo! Sobre essa relação, relembre:

“De acordo com Tirapu-Ustárroz et al. (81) os termos “funcionamento executivo” ou “controle executivo” se referem aos mecanismos que estão relacionados aos processos cognitivos orientados para a resolução de situações e tarefas complexas. Operacionalmente as FE envolvem todas as etapas do comportamento dirigido a um objetivo:

(a) determinar o objetivo (determinação), decidir o início ou não desta proposta;

(b) capacidade de planejamento das ações e etapas de todo o processo (como atingí-los);

(c) programação das ações;

(d) realização e monitoramento dos passos definidos no planejamento e realização de ajustes, comparando com a proposta inicial (monitoramento pré-funcional);

(e) uso e alternância de estratégias cognitivas para o melhor desempenho;

(f) controle de interferência de estímulos distratores e irrelevantes;

(g) flexibilidade para correção dos erros; (h) avaliar o resultado final em relação ao objetivo (monitoramento pósfuncional) (82). Há diferentes modelos teóricos que visam explicar como tais funções são organizadas e os componentes cognitivos envolvidos. Uma das divisões frequentemente relatadas é realizada por Lezak (79). De acordo com a autora as FE podem ser classificadas em quatro componentes fundamentais:

(a) Volição: processo complexo que permite gerar comportamentos intencionais e requer motivação (inclui a iniciativa para iniciar uma ação) e a autoconsciência (integração da consciência do próprio estado físico, psicológico e de seu relacionamento com o ambiente externo);

(b) Planejamento: tradução de uma intenção (anteriormente organizada) na identificação e organização das etapas que são necessárias para se atingir um determinado objetivo. O planejamento envolve uma série de habilidades: capacidade conceitual e abstração, pensamento antecipatório capacidade de organizar os passos em sequências hierárquicas, capacidade de gerar alternativas de comportamentos, tomada de decisão (realizar escolhas), controle de impulsos (de respostas impulsivas), capacidade de sustentar a atenção e memória de trabalho;

(c) Ação Propositiva: tradução de uma intenção ou planejamento em uma atividade produtiva - auto regulação. Requer habilidades de iniciar, manter, alterar e interromper uma sequência de comportamentos, flexibilidade para mudança de set perceptivo, cognitivo e comportamental, ou seja, mudar o curso de um pensamento ou ação de acordo com as demandas da situação e do contexto;

(d) Desempenho Efetivo: habilidade do indivíduo automonitorar, auto corrigir, e regular a intensidade, ritmo e outros aspectos qualitativos do comportamento. Tirapu-Ustárroz et al. (81) destacaram os seguintes componentes: memória de trabalho, orientação e adequação dos recursos atencionais, inibição de respostas inapropriadas, monitoramento da conduta em relação aos estados emocionais e motivacionais. Os autores ainda referem que, de maneira concreta, as FE estão agrupadas em torno de processos e subprocessos interdependentes: capacidades envolvidas na formulação de metas, planejamento dos processos, estratégias para se atingir os objetivos e atitudes para realização das atividades de maneira eficaz.”

 

Todas estão corretas.

Nosso gabarito é Letra D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *