Com relação à neuropsicologia do transtorno depressivo maior, julgue os itens a seguir.
I. Há um consenso na literatura de que existe um comprometimento de múltiplos domínios cognitivos.
II. Um modelo neurobiológico sobre a depressão sugere que existe uma atividade excessiva em áreas límbicas e inibição em áreas pré-frontais.
III. Os sintomas emocionais e motivacionais parecem estar relacionados ao déficit nas funções executivas.
Assinale a alternativa correta.
- A) Apenas o item I está certo.
- B) Apenas o item II está certo.
- C) Apenas o item III está certo.
- D) Todos os itens estão certos.
- E) Nenhum item está certo.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Todos os itens estão certos.
Gabarito Letra D
Certo! No transtorno depressivo maior geralmente há comprometimento da atenção, da memória, da aprendizagem, entre outras funções.
Certo! O sistema límbico e as áreas pré-frontais são as principais áreas cerebrais envolvidas na depressão.
Certo! Sobre essa relação, relembre:
“De acordo com Tirapu-Ustárroz et al. (81) os termos “funcionamento executivo” ou “controle executivo” se referem aos mecanismos que estão relacionados aos processos cognitivos orientados para a resolução de situações e tarefas complexas. Operacionalmente as FE envolvem todas as etapas do comportamento dirigido a um objetivo:
(a) determinar o objetivo (determinação), decidir o início ou não desta proposta;
(b) capacidade de planejamento das ações e etapas de todo o processo (como atingí-los);
(c) programação das ações;
(d) realização e monitoramento dos passos definidos no planejamento e realização de ajustes, comparando com a proposta inicial (monitoramento pré-funcional);
(e) uso e alternância de estratégias cognitivas para o melhor desempenho;
(f) controle de interferência de estímulos distratores e irrelevantes;
(g) flexibilidade para correção dos erros; (h) avaliar o resultado final em relação ao objetivo (monitoramento pósfuncional) (82). Há diferentes modelos teóricos que visam explicar como tais funções são organizadas e os componentes cognitivos envolvidos. Uma das divisões frequentemente relatadas é realizada por Lezak (79). De acordo com a autora as FE podem ser classificadas em quatro componentes fundamentais:
(a) Volição: processo complexo que permite gerar comportamentos intencionais e requer motivação (inclui a iniciativa para iniciar uma ação) e a autoconsciência (integração da consciência do próprio estado físico, psicológico e de seu relacionamento com o ambiente externo);
(b) Planejamento: tradução de uma intenção (anteriormente organizada) na identificação e organização das etapas que são necessárias para se atingir um determinado objetivo. O planejamento envolve uma série de habilidades: capacidade conceitual e abstração, pensamento antecipatório capacidade de organizar os passos em sequências hierárquicas, capacidade de gerar alternativas de comportamentos, tomada de decisão (realizar escolhas), controle de impulsos (de respostas impulsivas), capacidade de sustentar a atenção e memória de trabalho;
(c) Ação Propositiva: tradução de uma intenção ou planejamento em uma atividade produtiva - auto regulação. Requer habilidades de iniciar, manter, alterar e interromper uma sequência de comportamentos, flexibilidade para mudança de set perceptivo, cognitivo e comportamental, ou seja, mudar o curso de um pensamento ou ação de acordo com as demandas da situação e do contexto;
(d) Desempenho Efetivo: habilidade do indivíduo automonitorar, auto corrigir, e regular a intensidade, ritmo e outros aspectos qualitativos do comportamento. Tirapu-Ustárroz et al. (81) destacaram os seguintes componentes: memória de trabalho, orientação e adequação dos recursos atencionais, inibição de respostas inapropriadas, monitoramento da conduta em relação aos estados emocionais e motivacionais. Os autores ainda referem que, de maneira concreta, as FE estão agrupadas em torno de processos e subprocessos interdependentes: capacidades envolvidas na formulação de metas, planejamento dos processos, estratégias para se atingir os objetivos e atitudes para realização das atividades de maneira eficaz.”
Todas estão corretas.
Nosso gabarito é Letra D
Deixe um comentário