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A dislexia do desenvolvimento caracteriza-se como um atraso na aprendizagem da leitura (Capellini & Germano, 2016). Sobre tal transtorno, julgue os itens a seguir.

I. A teoria do déficit fonológico propõe que a dislexia estaria relacionada com alterações de consciência fonológica.

II. Outra teoria busca explicar a dislexia como um distúrbio no processamento de informação sequencial ao longo do tempo.

III. O modelo teórico mais atual e aceito sobre a dislexia apresenta a hipótese de que déficits no processamento de traços de memória semântica ocasionam o problema.

Assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Apenas os itens I e II estão certos.

Gabarito Letra A

Certo! Relembre essa teoria:

 “Entre as teorias, uma das mais tradicionais e atuais é a teoria do déficit fonológico. Nela, a dislexia é relacionada às alterações de consciência fonológica, ou seja, o escolar tem dificuldades para perceber e manipular segmentos sonoros (sílabas e fonemas) das palavras (Castles & Coltheart, 2004; Goswami & Bryant, 1989). Para esses pesquisadores, o problema central da dislexia estaria no processamento fonológico. A hipótese sugerida é a de que um déficit de consciência fonológica prejudica a capacidade de converter os sons da fala em letras, impedindo a realização da leitura fluente (Vellutino et al., 2004).”

 

Certo! Relembre também essa:

 “Em paralelo, desenvolveu-se outra tentativa de explicação, em que não é o distúrbio de natureza fonológica o cerne da dislexia, mas sim um distúrbio mais básico, de processamento de informação sequencial ao longo do tempo (Tallal, 1984). Originalmente proposta para distúrbios do desenvolvimento da linguagem em geral, a ideia é a de que a criança precisa obter informações a partir de unidades em sequência temporal, e uma dificuldade nessa capacidade mais básica de processamento temporal dificultaria o posterior desenvolvimento da leitura. Note-se que a proposta supõe que o problema fundamental não é linguístico. Os distúrbios de leitura surgiriam porque o processamento temporal está envolvido na tarefa de compreender a fala, para depois representá-la graficamente. Na primeira revisão sistemática sobre o assunto (Farmer & Klein, 1995 p. 472), os autores concluíram: “… uma vez que, em muitos dos estudos, foram encontrados disléxicos com prejuízos em tarefas envolvendo estímulos não linguísticos, a hipótese de que os problemas dos disléxicos são baseados puramente em déficits fonêmicos, ou linguísticos, não parece adequada”.”

 

Errado. A proposta mais atual é que a dislexia não é causada por um único déficit.

 

Nosso gabarito é Letra A

Fonte: Neuropsicologia do desenvolvimento : infância e adolescência [recurso eletrônico] / Organizadores, Jerusa Fumagalli de Salles, Vitor Geraldi Haase, Leandro F. Malloy-Diniz. – Porto Alegre :Artmed, 2016

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