Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Empresário de 40 anos procurou tratamento psiquiátrico após o término de um relacionamento amoroso. Ele relata ter sido abandonado por diversas namoradas ao longo da vida, por causa de suas explosões repentinas de raiva. Essas explosões aconteciam com muita frequência e eram desencadeadas por motivos banais. Em várias ocasiões, o paciente ficava tão incontrolavelmente furioso que jogava coisas pelo chão, quebrava objetos e fazia escândalos em público, o que deixava extremamente envergonhado poucas horas depois. Episódios semelhantes também ocorriam às vezes no seu trabalho. Entre os episódios, ele era uma pessoa calma, gentil, amorosa e tinha muitos amigos.

O diagnóstico mais provável para o quadro clínico descrito é transtorno:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) explosivo intermitente;

Gabarito Letra D

 

 

a)  da personalidade histriônica;

Errado. O transtorno de personalidade histriônica é caracterizado por emocionalidade excessiva e busca por atenção, padrões que não aparecem no relato.

 

b)  bipolar;

Errado. O transtorno bipolar exige que o paciente tenha sintomas suficientes para caracterizar um episódio de mania. Apesar da irritabilidade ser um sintoma, é apenas um, não sendo possível fechar diagnóstico.

 

c)  da personalidade borderline;

Errado. A questão tenta te induzir a achar que essa é a resposta correta, quando menciona o “abandono” de um interesse amoroso, mas perceba que é uma pegadinha: o relato não fala que o indivíduo está tentando evitar a todo custo esse abandono, é apenas o relato de um fato: ele foi abandonado. Além disso, um transtorno de personalidade é constante e não episódico.

 

d)  explosivo intermitente;

Certo! Esses ataques de raiva do paciente podem ser explicados por um transtorno explosivo intermitente.

“A. Explosões comportamentais recorrentes representando uma falha em controlar impulsos agressivos, conforme manifestado por um dos seguintes aspectos:

1. Agressão verbal (p. ex., acessos de raiva, injúrias, discussões ou agressões verbais) ou agressão física dirigida a propriedade, animais ou outros indivíduos, ocorrendo em uma média de duas vezes por semana, durante um período de três meses. A agressão física não resulta em danos ou destruição de propriedade nem em lesões físicas em animais ou em outros indivíduos.

2. Três explosões comportamentais envolvendo danos ou destruição de propriedade e/ou agressão física envolvendo lesões físicas contra animais ou outros indivíduos ocorrendo dentro de um período de 12 meses.

B. A magnitude da agressividade expressa durante as explosões recorrentes é grosseiramente desproporcional em relação à provocação ou a quaisquer estressores psicossociais precipitantes.

C. As explosões de agressividade recorrentes não são premeditadas (i.e., são impulsivas e/ou decorrentes de raiva) e não têm por finalidade atingir algum objetivo tangível (p. ex., dinheiro, poder, intimidação).

D. As explosões de agressividade recorrentes causam sofrimento acentuado ao indivíduo ou prejuízo no funcionamento profissional ou interpessoal ou estão associadas a conseqüências financeiras ou legais.”

 

e)  da personalidade antissocial.

Errado. O transtorno de antissocial é caracterizado por um padrão de desrespeito e violação dos direitos dos outros, que o paciente não apresenta.

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *