Paciente apresenta um padrão de comportamento caracterizado por baixa tolerância a ficar sozinha, buscando freneticamente relações de amizade ou amorosas que lhe permitam amenizar o imenso sentimento persistente de vazio ou solidão que a acompanha. Refere ainda a falta de um senso consistente da própria identidade e apresenta frequentemente dias de muita tristeza e desânimo, além de ser também tomada por uma enxurrada de outros afetos, como a raiva.
O diagnóstico mais provável dessa paciente é o transtorno da personalidade:
- A) anancástica;
- B) histriônica;
- C) borderline;
- D) dependente;
- E) narcisista.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) borderline;
Gabarito Letra C
a) anancástica;
Errado. A personalidade anancástica é um padrão de preocupação com ordem, perfeccionismo e controle, não correspondente com o quadro desse paciente.
b) histriônica;
Errado. A personalidade histriônica é um padrão de emocionalidade e busca de atenção em excesso. Essa personalidade não explica esses sentimentos de vazio e solidão, nem de ausência de consistência da identidade.
c) borderline;
Certo! O transtorno apresentado é compatível com os sintomas da personalidade borderline.
“Um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:
1. Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginado. (Nota: Não incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo Critério 5.)
2. Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.
3. Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo.
4. Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (p. ex., gastos, sexo, abuso de substância, direção irresponsável, compulsão alimentar). (Nota: Não incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo Critério 5.)
5. Recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento auto- mutilante.
6. Instabilidade afetiva devida a uma acentuada reatividade de humor (p. ex., disforia episódica, irritabilidade ou ansiedade intensa com duração geralmente de poucas horas e apenas raramente de mais de alguns dias).
7. Sentimentos crônicos de vazio.
8. Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la (p. ex., mostras freqüentes de irritação, raiva constante, brigas físicas recorrentes).
9. Ideação paranoide transitória associada a estresse ou sintomas dissociativos intensos.
d) dependente;
Errado. A personalidade dependente é um padrão de comportamento submisso e apegado relacionado a uma necessidade excessiva de ser cuidado, que não é consistente com os sintomas desse paciente.
e) narcisista.
Errado. A personalidade narcisista é um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia.
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013
Deixe um comentário